Inicio Especiais Navega na Web através de um separador anónimo? Tenha cuidado!

Navega na Web através de um separador anónimo? Tenha cuidado!

Muitas são as pessoas que hoje em dia utilizam as janelas de navegação anónimas para pesquisar todo o tipo de coisas na Web. Seja para ver coisas em sites que só o utilizador em questão pode saber, ou até mesmo para conseguir comprar itens a preços mais baixos. (Tendo em conta que os seus dados de navegação não estão armazenados no browser, e as suas pesquisas nos sites de venda não são personalizadas.)

No entanto, o grande problema no meio de tudo isto é que existem pessoas que acham que as janelas de navegação anónimas tornam a sua experiência na Web muito mais segura, o que de facto é uma grande mentira. Afinal de contas, apesar de parecer que está sob um manto de invisibilidade quando navega num separador anónimo, isso é apenas um parecer e na realidade o seu dispositivo poderá ser facilmente monitorizado e detetado.

Costuma abrir janelas de navegação anónimas no Chrome? Tenha cuidado!

separador anónimo

Portanto, para o caso de não saber como tudo isto funciona, temos a informar-lhe que as janelas de navegação anónimas servem apenas para evitar o armazenamento de dados de login, histórico de navegação e cookies no browser. Isto claro está, se estivermos a falar de plataformas como o Chrome, Firefox, Opera, etc.

Assim, cada vez que o utilizador abre um separador anónimo, é como se estivesse a navegar por lá pela primeira vez. O que embora não proteja a sua privacidade a 100%,  acaba por ter as suas grandes vantagens.

Contudo, a proteção dada pelo anonimato é apenas localmente, onde ninguém consegue aceder ao que pesquisou através do seu dispositivo. Mas isso não quer dizer que não tenha sido monitorizado enquanto navegava pela Web, que não possa apanhar vírus da mesma maneira e que o seus dados pessoais não possam ser roubados durante todo este processo. Portanto, se por acaso acha que está 100% seguro a navegar por um separador anónimo no Chrome. Tenha muito cuidado, porque a Google continua a saber o que cada utilizador está a fazer ou a pesquisar.

separador anónimo



Em suma, se a intenção é de facto conseguir uma navegação 100% anónima e segura. O melhor mesmo será tentar encontrar uma plataforma que realmente permita fazer algo do género, e não usar o Chrome como costuma fazer.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Entretanto, meta a Leak como favorito no Google Notícias, para nunca perder uma notícia nossa. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Alexandre Pereira
A tecnologia é um mundo que gosto de estar sempre a descobrir. Interesso-me por todos os temas, embora os jogos sejam a minha praia. Prometo trazer-vos todos os dias as melhores novidades que encontrar.

Leia também

Samsung One UI 3.0 Beta: prepare o seu Galaxy S20!

A Samsung falou do update para o One UI 3.0 baseado no Android 11 para o Galaxy S20 há dois meses. Entretanto no mês...

AMD Ryzen 9 5900X: 12c/24t capazes de chegar aos 5GHz

AMD Ryzen 9 5900X: Como deve saber, a AMD prometeu revelar a sua nova gama de processadores baseada na arquitetura Zen 3 já no...

OnePlus revela que há um novo Nord quase a chegar!

O tempo passa a correr. De facto, ainda ontem era Março e já estamos quase a entrar em Outubro. Ora com esta velocidade no...

Nokia: veja quando o seu smartphone recebe o Android 11!

Ainda hoje disse que a Nokia tem uma excelente política de atualizações. De facto, leva três anos até abandonar os seus equipamentos, pelo menos,...

Google Play Store pode perder importância no novo Android 12!

A Epic Games abriu a caixa de pandora quando adicionou a sua própria solução de pagamento no Fortine. Isto porque violou diretamente as diretrizes...