Google avisou! Memória RAM vai crescer nos smartphones!

Isto não é novidade para quase ninguém, mas a realidade é que há alguns meses atrás avisámos que não era uma grande ideia comprar um aparelho computacional 2024, fosse este um smartphone, tablet, ou computador, porque ainda estamos muito no início da nova era da IA, e ninguém sabe muito bem o que isto vai dar.

O que quero dizer com isto? Bem, os processadores vão mudar, e talvez mais importante que isso, o nível de exigência no lado da memória vai também ele aumentar, provavelmente de forma quase absurda.

Isto é especialmente verdade na memória RAM, que além de ter de ficar mais rápida, vai também ter de aumentar (e muito) de capacidade.

Google já avisou! Memória RAM vai ter de crescer nos smartphones!

Portanto, a Google vou atrás e levou o seu modelo IA Gemini Nano para o Pixel 8 com apenas 8GB de memória RAM. Porém, este tipo de adaptação de tecnologias não vai ser comum no mundo Android.

- Advertisement -

A gigante da pesquisa já avisou que a capacidade de memória RAM num smartphone vai ter de aumentar de forma muito significativa nos próximos tempos. Talvez não seja necessário apostar em 18GB, 20GB, ou 22GB, já em 2024 ou 2025. Visto que parte da carga pode ser passada para os servidores, tal e qual como os smartphones Google Pixel e Galaxy S24 já fazem com os seus sistemas de inteligência artificial.

Porém, não há mesmo volta a dar, se queremos IA a ser processada a nível local (no smartphone), vai ser precisa muita e boa RAM. Especialmente porque soluções como a que aconteceu com a Gemini Nano no Pixel 8 podem resultar em quebras de performance significativas, visto que uma parte da memória está agora em constante utilização para modelos de linguagem.

Quando é que vamos ver isto a acontecer?

Como temos vindo a dizer, o ano de 2024 é um tempo de transição. Por isso, acredito que vamos ver uma maior aposta na memória RAM a partir da próxima geração de smartphone. Não só neste campo, como também no armazenamento, e em hardware mais especializado dentro do SoC que dá vida a todo e qualquer smartphone.

Poupe o seu dinheiro! Comprar em 2025 é melhor ideia.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.