Google Android: Afinal… A versão do sistema operativo é irrelevante?


Por em

Se é fã do mundo Android, sabe que os consumidores querem sempre a versão mais recente no seu smartphone, mas será que isto é assim tão importante?

Afinal de contas, para muitos utilizadores, a velocidade do lançamento das atualizações, é algo super importante na compra de um novo aparelho! Mas em boa verdade, as coisas já não assim tão lineares.



E é por causa disso, que muitas fabricantes optam por não direcionar muitos recursos para o lançamento da atualização mais recente do sistema operativo Android. Assim, se por acaso for falar com qualquer equipa de software, de uma fabricante de smartphones, o seu foco é sempre:

  • Funcionalidades
  • Estabilidade
  • Performance

Android Pie

E no fundo, existe uma razão para isto! É que apesar das versões do Android terem tido muita importância no passado… Hoje em dia, a própria Google tem tentado mudar este paradigma!

Claro que as atualização não são irrelevantes, mas estão longe de ter a importância que tinham há 3 ou 4 anos atrás.

Dito tudo isto, caso não saiba, a Google apresentou muito recentemente o ‘Project Mainline’, que é muito provavelmente a maior mudança às atualizações do Android, nos últimos anos. Tornando o processo muito mais modular!

Ou seja, é uma maneira de atualizar 12 componentes chave do Android, via Google Play Store. Algo que anteriormente precisaria de uma atualização completa da ROM. Ou seja, desta maneira não só não precisa de atualizar o software completo, como nem sequer precisa de reiniciar o aparelho.

Até a segurança do Android, é independente da versão do sistema operativo!

Além disto, apesar das atualizações de segurança ainda precisarem de ‘input’ dos fabricantes, o sistema está agora bastante mais facilitado. Possibilitando uma melhoria significativa na segurança dos aparelhos Android.

Até as aplicações podiam ter problemas com as atualização… Mas isso já não acontece!



Curiosamente, as próprias aplicações da Google Play Store, poderiam usar APIs diferentes, dependendo de cada versão do Android. Algo que a Google também já resolveu, com esforços bastante interessantes, como o Project Android Jetpack, que assegura que uma app funciona com qualquer versão do SO.

Então e as melhorias de performance em cada atualização?

A verdade, apesar daquilo que a Google apregoa, não existem grandes melhorias de performance na atualização do sistema operativo Android. Curiosamente, vários testes também sugerem que a autonomia da bateria também não muda significativamente em cada iteração.

Ou seja, ficamos apenas com algumas funcionalidades que a Google vai implementando… O que no fundo, acaba por também não ser muito importante. Visto que as próprias fabricantes gostam de implementar as suas próprias funcionalidades.

Como é o caso do screenshot de ecrã inteiro, que ainda não existe no Android ‘Base’. Mas que já existe na grande maioria dos smartphones Android.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Depois do Galaxy Note 7 e Galaxy Fold… Ainda confia na Samsung?

Huawei: Donald Trump veio explicar as razões para a proibição

Seguinte