Inicio Especiais Google alcançou a "Supremacia Quântica"! O que quer isto dizer?

Google alcançou a “Supremacia Quântica”! O que quer isto dizer?

Na passada quarta feira, a Google fez uma afirmação bastante curiosa! Dizendo que atingiu a ‘Supremacia Quântica’… Mas o que quer isto dizer? Pois bem, o objetivo da computação quântica é resolver equações a uma velocidade impossível de alcançar com o hardware atual.

Ou seja, enquanto um computador clássico processa informação de forma binária (0 ou 1),  um bit quântico, codifica informação que pode ser 0 e 1 ao mesmo tempo.



A Google alcançou a “Supremacia Quântica”!

Quântica

Portanto, de acordo com a própria Google, o novo processador quântico da empresa demorou 200 segundos a resolver uma equação matemática… Que os melhores computadores demorariam dez mil anos (sim, 10000 anos!). É algo extraordinário, apesar do cepticismo de algumas fabricantes rivais como a IBM, que sugere um claro exagero nos valores da Google.



No entanto, se acha que vai começar a processador folhas Excel à velocidade da luz, pode tirar o cavalinho da chuva. Esta tecnologia ainda está muito longe do mercado tradicional de consumo. As palavras vêm da boca do próprio presidente Executivo da Google (Sundar Pichai). Ora leia:

“Ainda temos um longo caminho a percorrer desde a experiência que desenvolvemos em laboratório, até ao desenvolvimento de aplicações práticas no mundo real.

Isto é comparável à corrida ao espaço… Para quê ir ao espaço sem chegar a sítio nenhum? No entanto, foi um grande passo para a ciência, visto que permitiu aos seres humanos vislumbrar possibilidades de viagem completamente novas… Para a lua, para Marte, ou até para galáxias além da nossa.”

Em suma, o futuro da computação é realmente brilhante! Agora resta saber se vamos ser nós a experienciar tudo isto, ou se cabe aos nossos netos.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Hyundai Kona N 2021: um SUV não pode ser divertido?

Atualmente os entusiastas no mundo automóvel estão a optar por pequenos e grandes SUV. Algo que contraria a grande procura anterior pelos famosos e...

Redmi K30S: especificações e preço de um super-equipamento!

A Xiaomi vai apresentar um novo equipamento da gama K30 na China. O evento terá lugar amanhã. Dito isto, o novo dispositivo vai chamar-se...

Alerta Play Store: se tem uma destas 21 aplicações apague já!

Apesar de todos os cuidados que a Google tem com as aplicações que tentam entrar na Play Store, é praticamente impossível garantir que a...

OnePlus Nord N100: uma bela surpresa por 179 Euros

A OnePlus lançou oficialmente dois novos smartphones económicos. Assim os dois equipamentos, o OnePlus Nord N10 e Nord N100, são os modelos mais baratos...

AirPods Pro 2 e AirPods 3: prepare-se para as novidades em 2021

A Apple tem feito muito sucesso com a sua gama de AirPods. É verdade que outros equipamentos como o HomePod não foram muito populares....