NVIDIA está a influenciar reviewers com dinheiro e produtos!


Por em

Numa notícia que é chocante, mas que ao mesmo tempo não é assim tão impressionante, parece que a NVIDIA anda a influenciar YouTubers e jornalistas ‘Tech’ para reduzir o impacto dos lançamentos de placas gráficas AMD Radeon, especialmente as mais recentes baseadas na arquitetura Navi de 7nm.

Ou seja, de forma a dar destaque aos produtos NVIDIA, a empresa pede (“obriga”) os seus contactos a meterem as caixas ‘reference’ das placas gráficas GeForce GTX e RTX nos vídeos de review de placas gráficas AMD. Além disso, também ‘obriga’ a que todas as reviews de processadores Intel e AMD sejam acompanhadas de placas gráficas NVIDIA.



O departamento de marketing da NVIDIA tem uma atitude ditatorial com os seus parceiros, nomeadamente os ‘influenciadores’ do YouTube

NVIDIA GeForce

Em suma, um dos visados criou uma conta anónimo na rede social Reddit, para de certa forma ‘meter a boca no trombone’. Afirmando que a NVIDIA pede/obriga a fazer estas coisas no seu vídeo, caso contrário a relação irá ser posta em causa, e o envio de produtos será cancelado.

Além disto, foi também dito que vários YouTubers (provavelmente os maiores), recebem quantias monetárias para influenciar as reviews de produtos NVIDIA.

Como por exemplo, comparar as novas Radeon RX 5700 com as antigas placas gráficas AMD, não metendo produtos NVIDIA ao barulho. Também foi pedido que os reviewers comparem a RX 5700 (~350$) com a RTX 2060 Super (~400$). Ou a RX 5700 XT (~400$) com a RTX 2070 Super (~500$). O que obviamente irá deixar a oferta da AMD sempre (ou quase sempre) em segundo lugar.

O utilizar anónimo que pelos vistos foi algo deste regime da NVIDIA, diz que no fundo nada disto é ilegal. Mas é completamente contra aquilo que um reviewer imparcial e ‘limpo’ deve fazer.

Afinal de contas, as reviews devem ser focadas no produto em questão, e não naquilo que a rival tem para oferecer.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Featured, Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Google alcançou a “Supremacia Quântica”! O que quer isto dizer?

As placas gráficas Intel Xe vão mesmo ter mais que um GPU!

Seguinte