Xe

Já muito foi dito acerca daquilo que a Intel tem para oferecer no campo das placas gráficas, agora que tem o antigo ‘Boss’ da AMD Radeon ao leme. No entanto, com todos os problemas que a empresa está a ter nas suas linhas de produção de 10nm e 14nm… Parece que o assunto acaba sempre por cair um pouco no esquecimento.



Ainda assim, a entrada de uma empresa como a Intel no mundo das placas gráficas é algo super importante! Afinal de contas, estamos a falar de um mercado que tem sido dominado pela NVIDIA e AMD (mais a NVIDIA…) nas últimas décadas.

As primeiras placas gráficas Intel vão chegar ao mercado em 2020! E pelos vistos, se abrirmos o produto, vamos encontrar mais que um GPU lá dentro

Intel Xe

Portanto, apesar de ainda não sabermos muita coisa acerca das novas placas gráficas Intel Xe. Já sabemos que vamos ter suporte a Ray-Tracing, a empresa vai começar pelos produtos de gama média, e… Vamos ter uma arquitetura multi-GPU.

Afinal, o reconhecido site Phoronix acabou de encontrar algumas menções a performance multi-GPU nas drivers Linux mais recentes. O que além de utilizar os muitos núcleos de processamento da placa gráfica, também irá meter o iGPU do processador Intel ao barulho.

Aparentemente, como a Intel vai atacar todos os mercados gráficos (Consumo, Empresarial, Centros de Dados). Parece que também vamos ter placas multi-GPU em todas as gamas e em todos os mercados.

Em suma, com a AMD em fase de crescimento no mundo dos processadores mas também das placas gráficas. Parece que a Intel também quer dar um ar da sua graça. Dito isto, apesar da empresa estar a ter alguns problemas, é escusado dizer que o nível de investimento que a gigante é capaz é realmente impressionante…

Por isso, deverá ser imensamente curioso perceber o que irá acontecer no mercado, quando as primeiras placas chegarem em Junho de 2020.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.