Huawei Android

Pelos vistos, de acordo com o Financial Times, a Google está a tentar convencer a administração de Donald Trump, que o corte de relações com a Huawei, é uma emenda ainda pior que o soneto!

Em suma, a Google afirma que precisa de fornecer o sistema operativo à Huawei, para proteger a segurança dos cidadãos Norte Americanos

Portanto, de acordo com a fonte, o ponto principal do argumento, é que se por acaso a Huawei for obrigada a trabalhar na sua própria versão do Android, criando aquilo que é no fundo uma versão ‘híbrida’ do SO da Google, o risco de segurança irá aumentar exponencialmente.



Huawei EMUI

Como deve saber, a Google, como todas as empresas Norte Americanas, foi banida de fazer negócios com a Huawei.

Caso não esteja a perceber a lógica da Google… Visto que a Huawei não vende smartphones nos Estados Unidos, vamos tentar explicar:

  1. A Huawei faz um ‘Fork’ ao Android ASOP, criando assim uma versão que não inclui os serviços da Google. Onde uma das funcionalidades mais importantes, é o Google Play Protect! Um software que automaticamente verifica se o smartphone tem malware, virus ou outro tipo de vulnerabilidades. (Além disso, a maioria das pessoas instala apenas aplicações da Google Play Store, uma plataforma mais exigente, na segurança)

2. Os telemóveis da Huawei são vendidos em todo o mundo, com esta versão ‘forked’ menos segura do Android. A probabilidade de hacking é muito maior.

3. Alguém nos Estados Unidos envia informação para algum destes smartphones.

4. Falha de segurança!

Apesar deste cenário ser um pouco estranho, e um pouco exagerado… A verdade é que se por acaso a Google conseguir convencer o governo Norte Americano, que não é uma boa ideia deixar a Huawei de lado… As coisas podem ser resolvidas muito mais rapidamente

Afinal de contas, a Huawei é o segundo maior fabricante do ano, com milhões de smartphones no mercado!

Huawei

Se por acaso, a fabricante decide instalar este ‘Fork’ do Android, em todos os seus aparelhos, as coisas podem ficar complicadas muito rapidamente.

Curiosamente, a própria Huawei disse que não está a negociar diretamente com o governo Norte Americano. Apenas com a Google!

Ou seja, quem está a tomar conta dos diálogos, é afinal a empresa responsável pelo Sistema Operativo Android. Naquilo que poderá ser um dos assuntos mais quente, do verão de 2019. (A licença temporária da Huawei termina no dia 19 de Agosto).


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.