A Gigabyte é um fabricante extremamente bem conhecido no mercado de motherboards e placas gráficas. Devido a isso, faz todo o sentido que a empresa se queira expandir para outros mercados, como o de armazenamento.

A sua primeira linha de SSDs ‘UD Pro’ irá ficar disponível em duas versões, 256GB e 512GB. Mas o foco aqui não é a velocidade, mas sim a fiabilidade e durabilidade.

Estes novos produtos, apesar de não serem concebidos com a velocidade em mente. Facilmente conseguem 530MB/s em leitura sequencial bem como 500MB/s em escrita. Para conseguir estes resultados, a empresa decidiu usar memória TLC NAND Flash da Toshiba, um controlador Phison PS3110 com um firmware optimizado e ainda uma cache DDR3L SDRAM.

Ambos os modelos são bastante parecidos em termos de performance. No entanto, a versão de 512GB consegue alcançar 80K IOPS de leitura e 75K IOPS de escrita. Em vez dos 70k IOPS de leitura e 40K IOPS de escrita do modelo com menos capacidade.

Gigabyte SSD

Com a introdução de duas drives SSD 2.5” SATA em vez uma drive M.2, a Gigabyte parece estar a jogar pelo seguro.

Jackson Hsu explica o porquê desta decisão:

“A interface SATA é predominantes e possui um histórico de desenvolvimento considerável.”

Os preços ainda não conhecidos na Europa! Mas nos USA, o modelo de 256GB vai custar 68.99$ enquanto que o modelo de 512GB custará 119.99$.

O lançamento será ainda esta semana, em que estas duas versões irão chegar ao mercado com uma garantia de 3 anos ou 200TB de dados escritos.


A Gigabyte, uma das empresas mais populares do mercado de motherboards e placas gráficas, anunciou hoje o lançamento das novas motherboards Z370 Aorus com memória Intel Optane pré-instalada na placa.

Gigabyte SSD

O objectivo é que com a tecnologia Intel Rapid Storage. Estas motherboards consigam oferecer aos utilizadores velocidades de leitura/escrita impressionantes, reforçando o desempenho de dados por um valor incrível.

Se quiser ler mais, clique aqui.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.