Gigabyte lançou motherboards Z370 com memória Intel Optane!


Por em

A Gigabyte, uma das empresas mais populares do mercado de motherboards e placas gráficas, anunciou hoje o lançamento das novas motherboards Z370 Aorus com memória Intel Optane pré-instalada na placa.

O objectivo é que com a tecnologia Intel Rapid Storage, estas motherboards consigam oferecer aos utilizadores velocidades de leitura/escrita impressionantes, reforçando o desempenho de dados por um valor incrível.

Gigabyte Z370 Intel Optane

O que é a memória Intel Optane ?

Na demanda de tornar os computadores cada vez mais rápidos, a Intel está constantemente a introduzir novas actualizações à sua linha de produtos. Mas uma das introduções mais curiosas dos últimos tempos foi a Memória Intel Optane, que foi lançada ao mesmo tempo que a sétima geração de processadores Intel Core.

No entanto, a nível de implementação da tecnologia, a Intel Optane acaba por ser um pouco confusa, por isso vamos tentar explicar o que é e o que faz.

Optane é o termo que a Intel usa para a sua classe de módulos de memória super rápidos.

O nome refere a memória propriamente dita e não o seu formato, no entanto é vendida primariamente como uma placa especializada M.2, compatível apenas com motherboards que usem a sétima ou oitava geração de processadores Intel Core(i3, i5 e i7).

Esta memória usa chips de memória 3D NAND e várias tecnologias proprietárias da Intel para conseguir latências super baixas.

Posso usar este tipo de memória como RAM ou um SSD ?

Não ! Os módulos de 16 e 32 GB Optane M.2 apenas servem para aumentar a velocidade das drives já instaladas no sistema, não servem como armazenamento ou memória principal.

Quanto mais rápido pode ficar o meu PC com a memória Intel Optane ?

De acordo com a Intel, adicionar um módulo Intel Optane à sua motherboard pode aumentar a performance geral do seu PC até 28%, com um ‘boost’ de 1400% no acesso de dados a discos mais antigos.


Voltando ao lançamento da Gigabyte, os quatro modelos desta série são:

  • Z370 Gaming 7-OP,
  • Z370 Aorus Ultra Gaming WiFi-OP,
  • Z370 Aorus Ultra Gaming 2.0-OP,
  • Z370 HD3-OP

Todas elas suportam a nova geração da tecnologia de memória Intel Optane, que é agora ainda mais potente, pois aumenta a capacidade de velocidade de leitura/escrita do seu HDD para que fique comparável ao seu SSD.

Isto através da inclusão de 32GB de memória Intel Optane ! Com estas boards irá usufruir de uma experiência muito mais fluída do que aquela a que está habituado.

O módulo já vem pré-instalado! Por isso só precisa de instalar o software que o acompanha, onde irá escolher o disco SATA que pretende acelerar.

Os dados existentes no disco não irão sofrer qualquer alteração, por isso pode estar descansado que não irá perder nada.

Além disto, se decidir comprar uma destas motherboards ainda fica elegível para uma cópia do Far Cry 5

O aclamado jogo Far Cry 5, tem sido oferecido na compra de motherboards Z370 e H370 Aorus elegíveis desde Março.

Mas agora com este novo lançamento a Gigabyte decidiu alargar a sua oferta! Por isso se quiser aproveitar tem até ao dia 31 de Maio de 2018.

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Router da TP-Link possui falha de segurança que tarda em ser corrigida

FCA lança novo livro para saber tudo sobre Cibersegurança

Seguinte