Ora bem uma das primeiras questões que temos à nossa frente, quando queremos mudar de carro, é o combustível que vai alimentar o novo veículo automóvel. Qual é o melhor para o nosso caso? Afinal de contas, um carro a diesel consegue ser muito diferente de um carro a gasolina, com os mais variados pontos positivos e negativos à mistura.
Por isso, vamos por partes.
Primeiramente, logo à cabeça, um carro a gasóleo, regra geral, é mais caro que um carro similar a gasolina.
No entanto, as diferenças vão muito além do investimento inicial. Assim, existem 3 fatores importantes a ter em conta, o preço dos combustíveis, o consumo médio do carro e a quilometragem feita anualmente. Estes são os pontos chave em análise.
Afinal de contas, apesar de poupar no uso diário com um carro a gasóleo, a verdade é que terá que percorrer imensos quilómetros apenas para “abater” o valor extra do seu carro novo. Afinal de contas, a diferença de preço entre um carro a gasóleo e um carro a gasolina, pode significar muitos litros de combustível. É preciso fazer contas!
Assim, normalmente, apontamos para a marca dos mais de 15 mil quilómetros anuais, para valer a pena a compra de um Diesel. É que além do valor do carro ser mais alto, também temos de ter em conta a manutenção mais complicada, e mais cara, dos carros a gasóleo.
Características diferenciadoras entre os motores (Gasolina vs Gasóleo)
Pois bem, em poucas palavras, a maior diferença entre um motor a gasolina e um outro motor a gasóleo equivalente, é a forma como estes dão ignição ao combustível.
Assim sendo, num motor a gasolina, este processo é realizado através de uma faísca criada por uma vela de ignição. Por outro lado, num motor a gasóleo, a ignição ocorre devido às altas temperaturas criadas pela enorme pressão dentro do cilindro.
Esta é uma diferença facilmente sentida durante o exercício da condução, e claro, também tem o seu impacto nos consumos. Onde em regra geral, com motores similares, a variante a gasóleo consegue ser 15-20% mais económica.
Desta forma, se percorre imensos quilómetros, e o seu objetivo são viagens de longa distância, o gasóleo é facilmente a melhor opção.
Quanto à performance e durabilidade
Em regra, um motor a gasolina é muito mais “explosivo” que um motor a gasóleo. Assim, com uma faixa de rotação muito superior, o uso destes motores costuma ser o mais indicado para quem procura a melhor sensação de condução em estrada.
No entanto, os motores a gasóleo também têm as suas vantagens, ao oferecer mais binário, e curiosamente, ao oferecê-lo mais cedo, o que facilita imenso se o objetivo for longos trajetos ou a condução defensiva, e claro, mais eficiente.
Quanto à durabilidade, devido à forma como funcionam os motores a gasóleo, estes tendem a ser mais resistentes. Afinal de contas, o seu funcionamento é realizado com pressões muito mais altas e a criação dos blocos tem isto em conta, nas linhas de produção de cada fabricante.
Entre outras diferenças, temos também que falar da poluição e do barulho do motor que são superiores nos carros a gasóleo. O que por sua vez, fez com que ao longo dos anos, fosse necessário criar vários organismos neste tipo de carro, de forma a baixar as emissões de gases poluentes, como é o caso da velha e afamada FAP. São também limitações que começam a afastar o interesse dos consumidores, e também das fabricantes, que preferem optar pelo desenvolvimento de motores híbridos a gasolina, de forma a ir atrás das vantagens do diesel no binário, e nos consumos.
Carros a gasóleo
Vantagens:
- Maior eficiência de combustíveis, entre 15-20%
- Retém melhor o valor de revenda
- Condução com mais binário, acesso a este um pouco mais cedo
- Preço do combustível inferior
Desvantagens
- Preço de aquisição superior entre 3000-5000€
- Custo de manutenção mais alto
- Polui mais
- Preço de IUC mais caro (em regra)
- Ruído do motor é maior
Carros a gasolina
Vantagens
- Menos barulho
- Menos gases poluentes
- Custo de manutenção mais baixo
- Preço de compra significativamente mais baixo
Desvantagens
- Motores menos eficientes nos consumos
- Combustível mais caro
Tenha sempre em conta que isto é uma tabela muito resumida e existem muito mais fatores a ter em conta. Entre eles, a necessidade de efetuar a regeneração do filtro de partículas nos motores a gasóleo.
Em suma, o veredito final é que a escolha por cada combustível vai ter sempre em conta o seu tipo de utilização no dia-a-dia. Afinal de contas, se percorre muitos quilómetros por ano os carros a gasóleo são ainda uma das melhores opções.
No entanto, para quem utiliza o carro para curtos trajetos o custo mais baixo de um carro a gasolina pode justificar imenso a decisão. Para além de que estes trajetos curtos, podem também ser prejudiciais para um carro a gasóleo.
Ainda assim, poderá efetuar as suas próprias contas e descobrir quantos quilómetros necessita de percorrer por ano para compensar o valor extra de um carro a gasóleo. Utilize o simulador criado pela ACP, clique aqui.
Nota do redator – Atualmente existem muito mais tipo de motorizações à escolha como os híbridos, híbridos plug-in e carros 100% elétricos. Contudo, isto é apenas uma comparação entre carros com motorizações “simples” a gasolina e gasóleo.
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