Windows 11: Microsoft está a trabalhar num novo Defender!

O futuro das aplicações antivírus tradicionais pode estar em risco. Isto porque a Microsoft parece estar a trabalhar num novo Defender para o Windows 11. Será grátis e vai garantir ainda muito mais segurança para o novo sistema operativo. Esta app tem o nome de código GibraltarApp e será ainda mais simples de utilizar.

Windows 11: Microsoft está a trabalhar num novo Defender!

Windows 11 novo defender

De facto, a Microsoft quer lançar uma nova versão que possa realmente cativar os utilizadores. É por esse motivo que vai apostar numa proteção personalizada e que ao mesmo tempo seja simples de utilizar.

Numa altura em que os ataques não param de aumentar, tudo o que possa garantir a nossa segurança é sem dúvida bem vindo.

Por exemplo, o Ransomware é um problema que se tem vindo a tornar cada vez mais grave a cada dia que passa. É por esse motivo que os governos se estão a focar neste problema e na melhor forma de o combater. Apesar de todas as plataformas estarem em risco, há uma que sobressai e não é pouco. Falo em concreto do Windows que parece ter a capacidade de atrair ransomware. Isto porque como é o sistema operativo mais disseminado é aquele a quem os criminosos mais apontam.

Windows tem cada vez mais ataques de ransomware. Faça já isto!

Olhando para os ficheiros de ransomware que a VirusTotal analisou em Outubro de 2021, 95% de todos eles são para PCs Windows. Depois 2% vão atrás do sistema operativo Android.

Entretanto há outras estatísticas importantes ao nível dos países mais atacados por estas ameaças. Por exemplo, Israel teve um grande aumento de ataques.

Isto pode não ser uma grande surpresa para os utilizadores do sistema operativo da Microsoft que estão atentos a estas coisas.

Tudo porque as ameaças têm sido mesmo muitas. Por exemplo, recentemente tivemos o LockFile, que apontava sobretudo aos servidores Microsoft Exchange. Depois houve outra relacionada com as atividades de impressão.

Escusado será dizer que estas ameaças não vão desaparecer em breve. No entanto é possível estar mais protegido, tanto no Windows 10 como no Windows 11.

Primeiro vamos olhar para para a proteção contra ransomware do Windows 10

Assim na barra de pesquisa escreva ransomware como mostra a imagem abaixo. Clique por cima da opção Proteção contra ransomware do lado esquerdo do menu do Windows 10 e do lado direito clique em abrir.

Windows 10 contra ransomware

Isto leva-nos a próxima janela. Para ficar protegido agora mesmo só tem de dar um clique no botão que está abaixo de Acesso controlado a pastas. Quando ligar esta opção vai ganhar logo muito mais proteção conta esta ameaça.

Muitas pessoas não conhecem esta opção, nem sequer estão protegidas. Tudo porque ela vem desativada por defeito. Assim, de uma forma totalmente grátis, podemos ficar protegidos de imediato!

Ter esta opção ativada é algo quase crítico. Sobretudo para quem não tem outro antivírus instalado no computador, para além do Windows Defender, que é o sistema nativo da Microsoft.

Claro que apesar de tudo isto, é boa ideia ter também um backup de todo o sistema. Isto porque não há mecanismos infalíveis e mesmo com esta forma de proteção alguma ameaça mais perigosa pode entrar.

Ativar no novo sistema operativo da Microsoft

No Windows 11 o processo é praticamente o mesmo. Dito isto, vá ao menu Iniciar e na pesquisa escreva ransomware. Agora do lado direito, depois de ter surgido a opção Ransomware Protection escolha Open.

Windows 11 contra ransomware

Agora e onde diz Controlled folder access ative a opção.

Windows 11 contra ransomware

Como vê é bastante simples e vale a pena.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados