Hoje em dia, se comprar uma TV, um telemóvel, um relógio, ou um simples rádio, tem sempre 2 anos de garantia à sua frente, de forma a garantir a troca do produto, devolução do dinheiro, ou pelo menos a sua reparação de forma gratuita.
No entanto, parece que tudo vai mudar em 2022, com os 2 anos a transformarem-se em 3.
Garantia dos produtos vai deixar de ser 2 anos. Vai passar para 3!
Portanto, atualmente, o prazo de garantia aplicado a ‘bens móveis’, como produtos eletrónicos, eletrodomésticos, etc… Está limitado a apenas dois anos. Mas isto vai mudar a partir do dia 1 de Janeiro de 2022. Porquê?
A ideia aqui é reforçar “a proteção do consumidor num mercado cada vez mais competitivo e digital”. Entretanto, o diploma já foi submetido à consulta do Conselho Nacional do Consumo (CNC), por isso, deve entrar em vigor no dia 1 de Janeiro de 2022.
Assim, a entidade vendedora irá passar a ser “responsável por qualquer falta de conformidade que se manifeste no prazo de três anos a contar da entrega do bem”. Contudo, caso se trate de bens usados, o prazo de três anos poderá ser reduzido para 18 meses, “por acordo entre as partes”, isto de acordo com o texto do diploma.
TikTok está a dar dinheiro? O que se passa afinal? É a loucura!
É inegável… O TikTok é neste momento a plataforma de partilha de conteúdo multimédia da Internet mais popular do mercado. Porquê? Bem, a gigantesca rede social, que já é capaz de acumular mais de mil milhões de visualizações mensais, lançou uma campanha de recompensas onde pode mesmo ganhar dinheiro real. Isto, caso consiga convidar alguns dos seus amigos para a plataforma.
Tudo isto é muito estranho, mas o sistema não é um ‘scam’. O TikTok está mesmo a pagar, com euros, consoante o sucesso que tiver nesta campanha.