A sua conta da luz pode estar a ser influenciada por fatores que nem imagina. Curiosamente acaba por ser na cozinha que estão os grandes culpados e neste campo o frigorifico pode muito bem ser um deles. De facto, um erro comum do frigorífico pode estar a aumentar as suas contas de energia em mais de 150 Euros. Isto porque ele terá de trabalhar muito mais. Então como é que se poupa dinheiro fazendo alterações no frigorífico?
Frigorífico: assim poupa até 150 Euros!
Por vezes as pessoas desperdiçam centenas de euros e nem dão conta. No entanto chega aquele dia em que pensamos. Qual a razão para estar a pagar tanto de luz? Por vezes, a resposta é mais simples do que parece. Em primeiro lugar os principais culpados do aumento dos custos de energia relacionados com o frigorífico é a regulação incorrecta da temperatura e a falta de manutenção.
Muitas famílias regulam inconscientemente as temperaturas do frigorífico e do congelador para valores demasiado baixos, obrigando o aparelho a trabalhar mais do que o necessário.
Outros negligenciam passos simples de manutenção, o que leva a um maior consumo de energia e a uma redução da vida útil do aparelho.”
Qual a temperatura ideal?
O seu frigorífico deve estar regulado a 3-5°C, enquanto o congelador deve estar regulado a -18°C. Se o seu frigorífico estiver mais frio do que o necessário, o compressor terá de funcionar durante mais tempo, o que consome até 25% mais energia, levando a contas de eletricidade mais elevadas.
Verifique a temperatura do frigorífico no visor digital. Se não tiver um, pode comprar um termómetro de frigorífico por cerca de 5 Euros. Também pode utilizar este termómetro para verificar a temperatura do congelador.
A falta de manutenção
Outro fator que pode estar a aumentar os custos de energia relacionados com o frigorífico é a falta de manutenção, que pode estar a causar o entupimento ou a sujidade das bobinas do condensador. Estudos mostram que isto pode aumentar o consumo de energia até 30%.
A limpeza deve ser feita de seis em seis meses, desligando o seu frigorífico da tomada, localizando as bobinas (normalmente na parte de trás ou no fundo) e aspirando o pó.
A forma como arruma o frigorífico
Muitas pessoas podem também estar a sobrecarregar ou a subcarregar o frigorífico. Encher demasiado o seu frigorífico bloqueia o fluxo de ar, tornando mais difícil arrefecer uniformemente. Já um frigorífico quase vazio não tem massa térmica, fazendo com que o compressor tenha de fazer ciclos mais frequentes.
Os profissionais recomendam que mantenha o seu frigorífico cerca de 70% cheio para uma eficiência óptima. Também assegure que todos os líquidos são armazenados em recipientes selados para evitar o excesso de humidade, que faz com que o compressor trabalhe mais.
Se já tem o seu frigorífico há vários anos, talvez seja altura de verificar os vedantes da porta, uma vez que estes podem ficar gastos com o tempo. Uma vez danificadas, as juntas podem deixar escapar o ar frio, obrigando o frigorífico a trabalhar mais.
Teste a eficiência dos vedantes da porta do seu frigorífico fechando a porta sobre um pedaço de papel e, se este deslizar facilmente, o vedante precisa de se substituir.