Fotografia: 12MP continua a ser melhor que 108MP

Enquanto a Samsung, e outras fabricantes, andam atrás dos 108MP, 200MP, etc… Ainda existe muito boa gente a apostar nos velhinhos mas sempre incríveis sensores de 12MP, como é o exemplo da gama de smartphones iPhone 13 da Apple.

Aliás, nos últimos tempos, uma das melhores experiências fotográficas a que tive acesso no mundo dos smartphones, foram nada mais nada menos que os Galaxy S20 FE e S21 FE, dois aparelhos equipados com sensores de 12MP na sua traseira, que apesar de parecerem ‘velhotes’ neste mundo em que altos números de megapixeis parecem mandar, foram sempre capazes de me impressionar com capturas de imagem perfeitamente capazes de humilhar muitos aparelhos topo de gama do mercado.

- Advertisement -

Sim, a Apple vai finalmente mudar a sua estratégia, ao equipar os seus novos modelos Pro com sensores mais poderosos, agora com 48MP. Mas claro, mais uma vez, não estamos a olhar para um número extremamente alto… Sabe porquê?

Fotografia: 12MP continua a ser melhor que 108MP ou 200MP

iPhone 13 monocelha pequena

Portanto, se por acaso não sabia, toda a atual gama de aparelhos Apple iPhone conta com uma câmera principal de 12MP. Um número que parece incrivelmente fraco num mundo em que até os aparelhos mais baratos já contam com sensores de 48MP ou 64MP. Mas verdade seja dita, o potencial dos 12MP é ainda tremendo!

O mercado tem de perceber… O número de megapixeis não conta a história toda! Sendo exatamente por isso que o iPhone 13 Pro está na quinta posição da tabela DxOMark, enquanto o S22 Ultra da Samsung fica pela décima quarta.

Curiosamente, esta ‘guerra’ dos Megapixels nem é uma novidade no mundo moderno, visto que já aconteceu no segmento das câmeras profissionais, ou semiprofissionais.

Afinal de contas, a Canon EOS R3 foi lançada no ano passado com um sensor de ‘apenas’ 24.1MP, o que foi obviamente criticado por muito boa gente. Mas é preciso ter em conta que este número não conta, nem nunca contou, toda a história. A câmera é hoje em dia um sucesso, com uma performance de captura, dynamic range, ISO, processamento, etc… Simplesmente brutais.

Com o iPhone 13, e outros mais antigos, a história é exatamente a mesma! Apesar do facto do hardware poder estar um pouco obsoleto, é simplesmente incrível conseguir fazer boas capturas em qualquer ambiente. Isto já sem falar da performance em vídeo, visto que o iPhone é quase sempre o aparelho móvel indicado, se por acaso tem um amor pela videografia.

Em suma, não se deixe enganar! Os números não dizem tudo.

 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.