(Análise) Samsung Galaxy S21 FE: Brutal, mas tem o preço errado

(Análise) Samsung Galaxy S21 FE: Ainda se lembra do porquê da OnePlus ter feito o sucesso que fez há alguns anos atrás? A marca lançava aparelhos que se encaixavam na categoria ‘Topo-de-Gama Budget’, ou seja, smartphones com características impressionantes, a preços que não o obrigariam a comer noodles durante 3 meses seguidos.

Como também deve saber, a OnePlus, ao longo dos anos, começou a abandonar essa estratégia, ao lançar aparelhos mais caros, com mais performance, e mais detalhes ‘premium’. Pois bem, este S21 FE da Samsung, é na verdade, um OnePlus dos tempos modernos.

O problema, é que apesar de ser um aparelho excelente, que foi capaz de me conquistar durante o período de teste, é um smartphone que não faz qualquer tipo de sentido nesta altura do campeonato.

O S21 FE é um bom telemóvel? Sim, é. Tem um ecrã cheio de qualidade, tem um Snapdragon 888, é super leve e confortável. Em suma, adorei o aparelho. Mas… E isto é um grande ‘mas’, é um telemóvel que chegou a um preço que simplesmente não faz sentido, numa altura em que já ninguém quer saber da gama Galaxy S21 para nada.

Ao fim ao cabo, a Samsung está prestes a lançar a gama Galaxy S22. Que claro está, de forma bem curiosa, até vai acabar por ter um forte impacto no preço deste mesmo aparelho.

Na minha opinião, o S21 FE não é um ‘Budget Flagship’. É um completo tiro ao lado. Mas hey… Quem sabe se o preço não baixa de forma (extremamente) agressiva nos próximos tempos, fazendo com que o aparelho passe a ser desejável.

Vamos por partes!

(Análise) Samsung Galaxy S21 FE: Podia ter sido excelente!

Fui um dos sortudos a ter a possibilidade de testar este S21 FE desde o final do ano passado. Por isso, nesta altura, sei bem o que o aparelho vale, e claro, também o que não vale.

Em cima, na introdução, já passei um pouco do ‘feeling’ que tenho acerca do aparelho. É que na minha opinião, a altura do lançamento do S21 FE nem é o seu maior pecado. É mesmo o seu preço. Afinal de contas, este smartphone, a 500~600€, tinha rebentado completamente com o mercado! 

Mas, de forma muito infeliz, o Galaxy S21 FE, que mais uma vez volto a frisar, é um smartphone brutal, que qualquer entusiasta gostaria de ter no seu bolso… Chega ao mercado a um preço que não faz o menor sentido.

Sim. É um smartphone poderoso, sendo também um aparelho muito bem desenhado e bem construído, apesar do uso de plásticos rijos, em vez do sempre mais desejado vidro.

Afinal de contas, assenta que nem uma luva na mão, ao apresentar um peso que não excede as 177g, isto ao mesmo tempo que conta com algum do melhor hardware que pode encontrar no mercado, como é o SoC Snapdragon 888, o ecrã Dynamic AMOLED 2X de 6.4” (120Hz), e de forma bastente curiosa, o módulo de câmeras traseira!

Módulo esse que tão bem conhecemos (12MP + 12MP + 8MP), mas que ainda assim, sem impressionar no papel ao ‘inventar’ com sensores gigantescos, consegue novamente meter-nos boquiabertos com fotos simplesmente fantásticas.

Aliás, posso mesmo dizer, que em 2021/2022, este foi o smartphone que mais me impressionou no campo fotográfico, ao ser um simples ‘point and shooter’.

Ou seja, simplesmente pode pegar no telemóvel, tirar uma foto completamente à toa, e acabar com uma imagem simplesmente fenomenal na galeria. É quase como uma câmera fotográfica para burros, não tem mesmo que enganar.

Pode ver alguns exemplos em baixo:

Performance

O S21 FE é um ‘powerhouse’. O Snapdragon 888 nunca o irá deixar na mão. Seja para trabalhar, para jogar, bem… Para o que lhe der na real gana, este aparelho tem performance para dar e vender.

É um SoC que nesta altura já conhecemos muito bem, e que no S21 FE, aparece numa forma espetacular. Entretanto, os 6GB de RAM da versão base também não impressionam, mas mostram-se mais do que suficientes para um uso intensivo.

Bateria

Durante o meu uso, temos aqui um menino para aguentar um dia com um uso exigente com chamadas, mensagens, videochamadas, jogos, Reddit, Facebook, Instagram… Etc… Mais do que um dia é impossível. Mas para o uso exigente que eu dou, está muito bem.

Temos também acesso a carregamento rápido com (25W) e sem fios (15W). Por isso, manter este menino com bateria, não é de todo uma missão complicada. No entanto, como já deve saber, a Samsung não inclui um carregador na caixa.

Design, Qualidade de Construção e Conforto no dia-a-dia

Num mundo em que toda a gente e o seu cão quer um smartphone ‘premium’, a construção do S21 FE foi uma lufada de ar fresco. FINALMENTE! Um aparelho de gama alta, que não pesa meio quilo. Sim, é óbvio que o plástico é menos resistente, e oferece um toque menos apaixonante. Mas ter um aparelho com este poder, a pesar tanto quanto uma pena? Isso é simplesmente impagável. Eu trocava o meu S21 Ultra por isto, na boa!

Além disso, é também um aparelho que apesar de simples, é bastante sexy, especialmente com o seu ecrã plano, capaz de apresentar margens super reduzidas.

Conclusão

Em suma, para mim, o S21 FE tinha tudo para ser um dos smartphones do ano. Adoro a forma como tenho tanto poder num pacote tão leve e fino. Mas, infelizmente, acabou por ser um tiro ao lado.

Ainda assim, com o lançamento da gama S22 tão próximo, é muito provável que este aparelho tenha um corte no preço, muito significativo, dentro em breve. É uma questão de ficar atento!

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.