Fórmula 1: porque há faíscas a sair por baixo dos carros?

Se costuma ver habitualmente corridas de Fórmula 1, pode ter reparado em faíscas a sair por baixo dos carros, especialmente nas rectas. Isto não significa que o carro esteja a ir demasiado depressa ou a ficar danificado na pista. Na verdade, significa o contrário. Cada carro de F1 tem uma prancha de madeira chamada bloco de derrapagem que passa por baixo do carro desde as rodas dianteiras até às traseiras. Esta prancha de madeira tem de ter uma certa espessura e a maioria das equipas opta por adicionar placas de titânio em certas áreas para proteger a prancha de madeira de embater no chão. Quando os carros de Fórmula 1 geram muita força aerodinâmica (downforce), estas placas entram em contacto com a pista, especialmente quando a superfície é irregular.

A razão das faíscas nos carros de Fórmula 1

O contacto entre os blocos de derrapagem metálicos e o asfalto cria as faíscas que os espectadores vêem.

Assim, tal como o halo de proteção obrigatório que chegou em 2018, a entrada dos blocos de derrapagem surgiu com a segurança em mente. Os blocos de derrapagem foram introduzidos originalmente em 1994 e foram trazidos de volta em 2015 para garantir que os carros de Fórmula 1 andam a uma certa altura da pista (isto além de também ser visualmente apelativo.

Esta medida foi implementada para limitar as velocidades após o acidente fatal de Ayrton Senna no Grande Prémio de San Marino.

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As faíscas estão a danificar os carros de F1?

Quando vê faíscas a voar na autoestrada, normalmente significa que um carro se está a danificar pelo contacto com a estrada. Isto torna-se especialmente comum em carros muito modificados e nos carros mais baixos. Os carros de Fórmula 1 não estão a ficar danificados quando vê faíscas na pista de corrida. Em vez disso, essas faíscas significam que o carro está protegido contra danos. No entanto, um carro demasiado baixo e que danifique demasiado o bloco de derrapagem pode levar à desqualificação.

  • Os regulamentos actuais estabelecem que a prancha deve ter 10 milímetros de espessura, sendo permitido um desgaste de 1 milímetro durante a corrida.

Entretanto em 1994, Michael Schumacher tornou-se o primeiro piloto a ser desclassificado. Tudo devido à medida do seu skid block por desgaste excessivo após uma corrida. Isto custou-lhe a vitória no GP da Bélgica. Jarno Trulli perdeu o seu quarto lugar no Grande Prémio dos Estados Unidos de 2001, embora mais tarde tenha recorrido com sucesso desta desqualificação. Lewis Hamilton liderou o nosso ranking dos melhores pilotos da história da F1, mas ele e Charles Leclerc foram desclassificados do Grande Prémio dos Estados Unidos em 2023 por violações do desgaste dos blocos de derrapagem.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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