(Especial) Formatos diferentes para imagens diferentes. PorquĂȘ?

Formatos de Imagem na Internet – Como jĂĄ deve ter percebido, na Internet, temos vĂĄrios tipos de formatos de imagem. AliĂĄs, a mesma imagem pode ser guardada em vĂĄrios formatos diferentes, o que consequentemente poderĂĄ afetar o seu tamanho, qualidade, resolução, etc… Mas porquĂȘ tanto formato? Como Ă© que este sistema funciona?

(Especial) Formatos diferentes para imagens diferentes. PorquĂȘ?

Portanto, a grande maioria das imagens digitais sĂŁo armazenadas no formato JPEG (JPG). No entanto, se por ventura tentar fazer download de uma imagem na Internet, Ă© muito provĂĄvel que o formato salvo seja o WebP da Google. Entretanto, tambĂ©m deve conhecer o .png, o .bmp e claro, o .gif, o formato reservado para imagens animadas, que nos Ășltimos tempos tem feito grande sucesso nas redes sociais.

Tudo isto levanta uma questĂŁo… Para quĂȘ tantos formatos de imagem diferentes? Bem, vamos falar dos mais comuns.

1. JPEG

O formato JPEG foi criado em 1992, sendo mais conhecido como JPG em versÔes mais antigas do Windows. O seu objetivo é armazenar imagens digitais de forma eficiente, poupando o måximo de espaço possível, ao mesmo tempo que é capaz de reter as cores da captura.

Para isto, o formato grava blocos de pixĂ©is (8×8) em vez de todos os pixĂ©is capturados pelo sensor. O resultado final resulta numa imagem agradĂĄvel, mas com perda visĂ­vel de imagem numa aproximação significativa. É o formato mais popular do mundo da fotografia digital. Mas nĂŁo Ă© o formato mais indicado para edição de imagem.

2. PNG

Conhecido como “ping” o formato “Portable Network Graphics” foi anunciado em 1995 com o grande objetivo de roubar o lugar ao GIF, mas acabou por ser mais um substituto ao BMP (Bitmap).

A ideia do PNG Ă© oferecer compressĂŁo lossless, apostando na repetição de padrĂ”es para poupar espaço. Curiosamente tambĂ©m suporta transparĂȘncia. É um formato popular para edição de imagem.

3. GIF

Em suma… AnimaçÔes simples na Internet! O GIF (Graphics Interchange Format) foi introduzido em 1987 com o grande intuito de popularizar imagens animadas na Internet. Como Ă© que isto acontece? Bem, o GIF mete vĂĄrias imagens num Ășnico ficheiro, criando basicamente aquilo que Ă© um vĂ­deo embebido.

Dito tudo isto, apesar de ser basicamente um vídeo, é um formato extremamente eficiente no uso de espaço em disco. tudo porque em vez de utilizar toda a palete de cores do espaço RGB (16.7 milhÔes de cores), contamos apenas em 256 cores.

4. WebP: O futuro da Internet?

O formato WebP foi oficialmente anunciado pela Google em 2010, com o grande objetivo de substituir o GIF, JPEG e PNG, ao trazer para cima da mesa algoritmos mais avançados de forma a manter toda a qualidade de imagem, ao mesmo tempo que se poupava espaço em disco.

Em suma, Ă© um formato que estĂĄ a ganhar muita popularidade na Web, o que obviamente se deve ao sponsor de ter a Google por detrĂĄs da tecnologia.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Aprendeu alguma coisa? Tem dĂșvidas? Partilhe connosco todas as questĂ”es nos comentĂĄrios em baixo.

 

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

Leia também