Fontes de alimentação mais caras no futuro próximo?

Ao que tudo indica, o órgão responsável pelo selo de qualidade ‘80 Plus‘ decidiu recentemente aumentar as suas taxas de licenciamento.

Um aumento no valor de produção que vai muito provavelmente ser passado ao consumidor. Especialmente nos modelos de menor volume, que claro, também têm testes mais rigorosos.



Fontes de alimentação mais caras no futuro próximo?

fontes de alimentação mais

Portanto, as informações chegam à Internet graças ao muito reputado Igor’s Lab, que conseguiu meter as mãos num documento de política de licenciamento e certificação do órgão em causa. Onde claro está, podemos ver quanto custa a inscrição de uma fabricante, e claro, quanto custam os testes por cada unidade.

Entretanto, como é óbvio, quando falamos de unidade, estamos a falar de cada modelo e não de cada fonte colocada no mercado e vendida. Ou seja, cada modelo tem de ser certificado separadamente. Isto mesmo que a sua construção seja muito similar. Por exemplo, os modelos Corsair HX750W e HX850W precisam de duas certificações, uma para cada fonte.

Para ter noção dos gastos, se uma fabricante quiser lançar fontes de 450W, 550W, 650W, 750W, 850W e 1000W, estamos a falar de um custo de 21 mil dólares. Curiosamente, mesmo que compre um design já aprovado a outra fabricante, esse ‘novo’ modelo também tem de ser certificado.

Caso não saiba, o certificado 80 Plus refere-se à eficiência energética de cada PSU (Fonte de Alimentação), existindo 6 classificações (White, Bronze, Silver, Gold, Platinum e Titanium). Uma certificação considerada como o standard de mercado. Por isso, é provável que as fabricantes continuem a passar os seus produtos por este sistema de certificação.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também