Flagship da AMD pode corresponder a uma RTX 2080 Ti



A grande questão aqui é… Será mais barata que a RTX 3080? Pelos vistos sim!

Pois bem, é um momento emocionante para os fãs de PC como eu! Ao fim ao cabo, como já todos sabemos, a NVIDIA deverá lançar placas gráficas com base na arquitetura Ampere para consumidores nos próximos meses. No entanto, como a rivalidade parece estar de volta, a AMD também está em vias de lançar os seus produtos ‘Big Navi’ provenientes da nova arquitetura RDNA 2.

Dito isto, já temos algumas razões para alguma desilusão… Afinal, existem vários rumores a apontar para um “flagship” da Team Red “Nvidia Killer”  sendo capaz de oferecer 50% mais desempenho em relação à RTX 2080 Ti. Porém, ao que parece, não será nada tão monstruoso quanto os rumores alegavam.

Algumas fontes Asiáticas afirmam que a AMD começou a partilhar alguns detalhes acerca dos seus novos GPUs com os parceiros Add-In Board (AIB). E pelos vistos, os mesmos dizem que o nível de desempenho da placa gráfica high end – nome de código Sienna Cichlid – é apenas 15% superior ao de uma RTX 2080 Ti da Nvidia, e pelos vistos, em apenas alguns jogos “otimizados” da AMD.

Big Navi RTX 2080 Ti

É algo infeliz, esperava-se que a Big Navi fosse um concorrente direto à RTX 3080 Ti da Nvidia… Ainda assim, nada está perdido! Afinal de contas, se esta placa AMD oferecer o mesmo desempenho de uma RTX 3080 a um preço mais apelativo, a coisa ainda poderá ser bastante positiva para a rival da NVIDIA, visto que a fabricante não é capaz de competir no ‘High End’ há uma série de anos. Aliás, ao que parece, é mesmo este o grande objetivo da AMD, fazer um ‘undercut’ significativo à rival, o que por sua vez deverá dar origem a uma autêntica guerra de preço. (A NVIDIA não quer voltar a ver uma RX 5700 a roubar quota de mercado!)

Em suma, o objetivo será oferecer aos jogadores o que ainda será um excelente desempenho por um preço mais baixo.

Entretanto, a Coreteks escreve que irão ser lançadas duas placas gráficas baseadas no GPU mais poderoso: um produto de ponta e uma alternativa de ponta – algo bastante similar ao que aconteceu com as super populares 5700 XT e 5700. Além disto, também existirá um produto de gama média, nome código Navy Flounder, que deve ser lançado no início de 2021.

O lançamento está para breve! Muito resumidamente, não vai ser preciso esperar muito para descobrir a precisão do ‘leak’. O GPU Big Navi será revelado no início de Setembro, com as placas gráficas a serem lançadas no dia 7 de Outubro. Entretanto, a Nvidia deverá lançará os seus GPUs Ampere no dia 17 de Setembro.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco nos comentários em baixo qual é a tua team e se estás a considerar um upgrade!



Em destaque

Leia também