Fim da Neutralidade da Internet? Como me irá afectar?


Por em

Nos últimos anos, muito se tem falado da neutralidade da Internet. Na passada quinta feira, nos Estados Unidos, as coisas evoluíram imenso com uma votação para acabar com a Neutralidade da Internet, regulamentação criada pela administração Obama, deixando milhões de pessoas a pensar no que irá acontecer no futuro.

Será o primeiro passo para acabar com a Internet como a conhecemos ?Afinal de contas os Estados Unidos são umas das potências mundiais com mais impacto na web.

Será este exemplo seguido na Europa, mais concretamente em Portugal ?

Os apoiantes da neutralidade receiam o que isto pode causar, visto isto poder abrir portas para que os ISPs comecem a cobrar por pacotes de conteúdos.

  • ISPsInternet Service Provider – Serviços que providenciam Internet aos consumidores, como a MEO, NOS, Cabovisão ou Vodafone em Portugal

Imaginem…

Um pacote de  internet com acesso a YouTube, Google e Spotify, mas se quiser ir ao Facebook, terá de pagar mais 10€ p/mês, senão irá ter uma ligação mais lenta neste site por não fazer parte do “pacote”, podendo até encontrar o site bloqueado!

Uma autêntica caixa de pandora que temos nas nossas mãos.

Neutralidade da Internet

Quem está a favor de acabar com esta regulamentação diz que estes medos não fazem sentido, que é um mercado livre, e que a concorrência não irá permitir que estes receios se tornem realidade.

Nota do Redator: Pessoalmente que já perdi um pouco da minha fé da humanidade, acho este ponto de vista muito optimista, basta olhar para o que os grandes estúdios de jogos como a EA andam a fazer num “mercado livre”.

A batalha continua nos Estados Unidos e no resto do Mundo

Apesar da votação para acabar com estas regras ter passado, parece que o assunto ainda não está encerrado para aqueles que querem manter uma Internet neutra, aberta e justa.

Visto que em Outubro, o presidente da FCC, Ajut Pai, apelidou esta regulamentação como uma “solução que não vai funcionar, para um problema que não existe”, favorecendo o regresso ao mercado menos regulado de outrora.

MNo entanto, a comissária Jessica Rosenworcel da FCC emitiu uma contra-declaração pedindo que continuem a lutar, avisando contra os perigos de retroceder os direitos da internet.

  • FCC – Comissão Federal de Comunicações – Órgão regulador da área de telecomunicações e radiodifusão dos Estados Unidos.

Afinal de contas este processo ainda tem de chegar ao Congresso, que pode anular o resultado desta votação.

Como podem ver, nem dentro da própria FCC existe consenso…


E vocês, o que acham de tudo isto, será que iremos passar pelo mesmo por cá ?

Se quiser saber mais acerca deste assunto, visite este site

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Natal: Os melhores smartphones da Huawei 

Atualização para o Google Pixel 2 resolve quase tudo, mas…

Seguinte