Fim do Numerário: Adeus às Notas e às moedas?

Ainda anda com dinheiro “vivo” no bolso? Ou já paga tudo com cartão, com MB Way, ou através de outros métodos muito similares? Muito honestamente, acredito que nos estamos a aproximar, de forma extremamente veloz, de uma altura em que não vai ser necessário andar com moedas ou notas no bolso, ou na nossa carteira.

Afinal, já reparou na evolução dos sistemas de pagamento nos últimos anos? Eu ainda sou do tempo, em que não existiam terminais multibanco, e muito menos existia a possibilidade de pagar através de aparelhos móveis. Eu sou do tempo em que ia comprar uns sapatos com os meus pais, e a senhora da loja passava o cartão Visa do meu pai numa máquina manuseada à mão, com tudo a ser assinado no fim. (Tenho 31 anos!)

Entretanto, passados menos de 20 anos, eu já sonho com a eventualidade de nem ser necessário andar com uma carteira digna desse nome no meu bolso traseiro das calças, com toda a documentação crítica como é o BI, a Carta de Condução, etc… Tudo dentro de uma app, ou carteira virtual, facilmente acedida através do nosso smartphone, ou smartwatch.

Mas, será esse um sonho atingível, no imediato? Ou num futuro muito próximo?

Fim do Numerário: Adeus às Notas e às moedas à vista?

Portanto, hoje em dia, até já é possível, em grande parte, viver um dia-a-dia normal sem ter de tocar em dinheiro real.

No entanto, apesar de parecer prático, o desaparecimento das tradicionais notas e moedas não traz apenas vantagens para o nosso estilo de vida! Já pensou nos aspetos menos bons da coisa?

Afinal, sendo possível viver sem numerário, a verdade é que num mundo moderno, todas as nossas transações ficam registadas nos servidores de várias empresas, como é o caso da SIBS, da sua entidade bancária, da Sonae, etc…). Felizmente, o facto destas empresas não comunicarem entre si (ainda), é possível garantir algum anonimato, mas como já deve ter percebido, é muito mais fácil ser anónimo com dinheiro vivo.

Além da parte da privacidade, é também muito mais fácil para qualquer entidade bancária, ou governamental, bloquear ou limitar o acesso ao seu próprio dinheiro. Consegue imaginar um mundo em que pode ser “desligado” do seu próprio capital? Pode ser uma mentalidade extremista, mas, um governo democrático pode sempre dar lugar a um governo menos amigo das vontades ‘democráticas’. Basta olhar para os sistemas políticos do passado, e real possibilidade dos erros de outrora se voltarem a repetir. Aliás, Portugal foi dominado por uma ditadura durante mais de 40 anos, ditadura que não terminou assim há tanto tempo quanto isso.

  • Consegue imaginar um bug no sistema?
  • Um governo opressor?
  • Corrupção? Demasiado poder na mão de uma mão cheia de organizações?
  • Organizações governamentais saberem tudo o que faz no seu dia-a-dia? Onde vai comer, onde vai lanchar, onde faz as suas compras, que roupa usa…

Em suma, talvez seja boa ideia deixar alguns trocos debaixo do colchão.

Entretanto, esquecendo situações limite, e focando-me mais na realidade do nosso dia-a-dia…

Pessoalmente, já tentei viver com uma carteira moderna, onde claro está, não existia espaço para moedas ou notas. Resultado da experiência? Tive de voltar atrás, e adquirir uma carteira tradicional, com espaço para numerário. Sim, viver numa cidade, sem dinheiro vivo, não é de todo muito complicado. Agora tente fazer o mesmo em Salvaterra de Magos.

Acredito que o dinheiro vivo ainda vai existir nas nossas vidas, pelo menos durante mais uma década.

Ademais, qual é a opinião sobre tudo isto? Já consegue viver o seu dia-a-dia sem dinheiro vivo? Partilhe connosco a sua experiência na caixa de comentários em baixo.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Google vai sofrer uma revolução com a loucura do ChatGPT

Como deve imaginar, apesar de alguns relatos mais 'flamejantes'...

Televisão 8K de 110” com 3D inovador. Comprava?

Como deve saber, as TVs 4K já são banais...

Intel baixa preço dos processadores em 20% (Core 12000)

No ano passado tivemos um aumento nos preços em...

Odeia o Teams? Isto vai melhorar a experiência!

A pandemia de COVID-19 já está, em grande parte,...

Artifact: Uma rede social baseada em Inteligência Artificial

Já andamos a ouvir falar de Inteligência Artificial há...