Está na hora de dizer adeus à banda magnética nos cartões!

Hoje em dia, já temos várias maneiras de fazer pagamentos sem cartão, quer seja a partir do smartphone, smartwatch, ou outro qualquer aparelho smart. Mas a verdade é que apesar deste tipo de pagamentos já existir, e de já serem muito populares, continuamos a ter o bom, velhinho, mas sempre confiável cartão multibanco nas nossas carteiras.

Cartão esse, que conta com um chip, e claro, uma banda magnética! Pelo menos por enquanto. É que as coisas vão começar a mudar num futuro bem próximo.

Está na hora de dizer adeus à banda magnética nos cartões!

Portanto, uma das gigantes dos pagamentos via cartão (Mastercard) decidiu dizer adeus à banda magnética, um adeus de forma gradual, visto que ainda a vamos ver durante mais alguns anos. Porquê? Bem… A indústria quer apostar em pagamentos mais seguros, o que significa utilizar chips, e claro, pagamentos contactless. É que caso não saiba, a tecnologia que dá vida à banda magnética já existe desde os anos 60, e por isso, não prima pela segurança.

Assim, segundo a Mastercard, a transição vai começar em 2024, quando a banda magnética deixar de ser obrigatória nos novos cartões. Porquê tanto tempo? É também bastante simples, apesar de ser um pouco estranho. É que enquanto na Europa já é completamente normal ver chips nos cartões de pagamento, nos Estados Unidos a história é um pouco diferente, com a banda magnética a ser ainda o ‘standard’.

Chips ou Contactless?

Hoje em dia, ainda temos muitos utilizadores com medo dos pagamentos sem contacto. Mas a verdade é que a Mastercard parece olhar para esta alternativa com melhores olhos, do que para os chips.

Prova disso é o aumento de popularidade da tecnologia nos últimos meses, muito graças à pandemia. É uma tecnologia que tanto pode ser utilizada nos cartões, como no smartphone. Com a grande vantagem que no smartphone, tem mais algumas camadas de segurança, com a inserção de códigos, impressões digitais ou uso do Face ID no caso do iPhone.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 10: aumentar drasticamente a velocidade do PC!

Todos queremos um sistema operativo a funcionar o mais rápido possível. Dito isto, existem formas simples de o conseguirmos e nem sequer precisamos de...

Windows 11 tem tecnologia para apps ocuparem menos espaço!

O Windows 11 chega no dia 5 de Outubro com várias alterações ao nível de design e inclusivamente um novo centro de notificações. No...

Bomba! Sex Education na Netflix nunca mais será a mesma!

Apesar do imenso sucesso que os vários projetos fazem na Netflix. A verdade é que com o passar dos anos, e sucessivo lançamento de...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!