Perceber o que se passa com o nosso computador é inegavelmente uma parte importante para eventualmente corrigir o que se passa e ter um sistema ‘perfeito’.
No entanto, ao que tudo indica, um dos sistemas do Sistema Operativo Windows concebidos para este efeito, está afinal a fazer mais mal do que bem! Estamos a falar do Scandisk, que aparentemente está a matar SSDs em vez de ajudar os utilizadores a repor os seus sistemas de dados.
Fazer ‘Scan’ ao seu disco rígido poderá acabar por com ele
Portanto, hoje em dia, o Windows tem várias ferramentas capazes de manter os discos saudáveis de forma completamente automática. Ainda assim, se por acaso é um entusiasta com alguns conhecimentos técnicos, conhece bem a ferramenta “chksdk”, um comando muito útil se por acaso quer saber o que se passa no seu sistema de ficheiros. No entanto, parece que as últimas versões do Windows têm alergia a este comando, e por isso, deve evitar usá-lo na sua máquina.
Afinal de contas, temos agora vários relatos de utilizadores a sugerir sistemas de ficheiros completamente destruídos no seus SSDs após o uso do parâmetro chkdsk /f na sua drive (C:).
Aliás, ao que tudo indica, estamos a falar de uma vulnerabilidade que apareceu na atualização de dezembro de 2020, com vários utilizadores a passar pela mesma exata situação nas últimas semanas. Que erro é este? Estamos a falar de BSODs com a mensagem “NTFS_FILE_SYSTEM”, que por sua vez impede o sistema de inicializar.
Entretanto, se por acaso passar pela situação, a Microsoft sugere reiniciar o PC, e caso isto não resulte, sugere o seguimento dos seguintes passos:
- Vá a opções avançadas no ecrã de recuperação” (Esta opção vai aparecer depois do PC falhar o Boot várias vezes)
- Selecione Linha de Comandos
- Escreva chkdsk /f
- Permita o scan e por fim escreva “exit”
- O PC deverá inicializar de forma completamente normal a partir daqui.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.