Fazer ‘Scan’ ao seu disco rígido poderá acabar por com ele

Perceber o que se passa com o nosso computador é inegavelmente uma parte importante para eventualmente corrigir o que se passa e ter um sistema ‘perfeito’.

No entanto, ao que tudo indica, um dos sistemas do Sistema Operativo Windows concebidos para este efeito, está afinal a fazer mais mal do que bem! Estamos a falar do Scandisk, que aparentemente está a matar SSDs em vez de ajudar os utilizadores a repor os seus sistemas de dados.



Fazer ‘Scan’ ao seu disco rígido poderá acabar por com ele

ao seu disco rígidoPortanto, hoje em dia, o Windows tem várias ferramentas capazes de manter os discos saudáveis de forma completamente automática. Ainda assim, se por acaso é um entusiasta com alguns conhecimentos técnicos, conhece bem a ferramenta “chksdk”, um comando muito útil se por acaso quer saber o que se passa no seu sistema de ficheiros. No entanto, parece que as últimas versões do Windows têm alergia a este comando, e por isso, deve evitar usá-lo na sua máquina.

Afinal de contas, temos agora vários relatos de utilizadores a sugerir sistemas de ficheiros completamente destruídos no seus SSDs após o uso do parâmetro chkdsk /f na sua drive (C:).

Aliás, ao que tudo indica, estamos a falar de uma vulnerabilidade que apareceu na atualização de dezembro de 2020, com vários utilizadores a passar pela mesma exata situação nas últimas semanas. Que erro é este? Estamos a falar de BSODs com a mensagem “NTFS_FILE_SYSTEM”, que por sua vez impede o sistema de inicializar.

Entretanto, se por acaso passar pela situação, a Microsoft sugere reiniciar o PC, e caso isto não resulte, sugere o seguimento dos seguintes passos:

  • Vá a opções avançadas no ecrã de recuperação” (Esta opção vai aparecer depois do PC falhar o Boot várias vezes)
  • Selecione Linha de Comandos
  • Escreva chkdsk /f
  • Permita o scan e por fim escreva “exit”
  • O PC deverá inicializar de forma completamente normal a partir daqui.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também