Faz sentido meter uma placa gráfica nova num PC antigo?

Com a chegada de uma nova geração de placas gráficas das duas gigantes do mercado (AMD e NVIDIA), temos muitos utilizadores a fazer contas à vida e a chegar à conclusão que conseguem dar 500~550 euros por uma placa gráfica nova como a RTX 3070! Contudo, também chegam à conclusão que é completamente impossível renovar o PC todo.

O que claro está, levanta uma questão… Faz sentido gastar centenas de euros numa placa gráfica nova, se o restante hardware já tem alguns anos em cima?



Faz sentido meter uma placa gráfica nova num PC antigo?

melhores placas gráficas

Portanto, a nova RTX 3070 da NVIDIA mudou completamente o paradigma do PC gaming e até do console gaming. Ao fim ao cabo, a RTX 30 mais barata é capaz de oferecer mais performance que a atual placa topo de gama, metendo também as novas PS5 e Xbox Series X no bolso pelo caminho.



Por isso, como deve imaginar, temos muito boa gente atenta ao mercado para meter as mãos em uma das novas placas NVIDIA!

Afinal de contas, esta é uma das belezas do mundo dos PCs, podemos simplesmente trocar alguns dos componentes, para manter a nossa fiel máquina de jogos viva durante mais alguns anos. Contudo, esta troca não é assim tão simples, é preciso ter em conta a capacidade do resto do hardware.

Por isso, vamos ao extremo, vamos imaginar um PC Desktop bastante antigo equipado com um CPU Intel i5-750, 4GB de RAM e uma velhinha ATI HD4870. Será que faz sentido mudar de placa gráfica para tentar chegar ao mundo dos jogos em QHD (2K/1440p)?

Antes de mais nada, a começar pelo CPU, o i5-750 é um processador de gama média primeiramente lançado em 2009, ou seja, estamos a falar de hardware com mais de 10 anos. Dito isto, é um processador quad-core sem hyper-threading.

Mas o problema mais sério aqui nem é o CPU, é mesmo a motherboard, que tem de ser obrigatoriamente baseada nos chipsets series 50 da Intel… O que claro está, nos indica que não temos acesso ao standard PCIe 3.0, DDR4, nem USB 3.0, e nem sequer NVMe.

Por isso, neste caso, aconselho sim a troca do GPU, mas nunca para uma RTX 3070 ou similar. Aqui indicaria a troca para uma RX 5500 XT ou GTX 1650.

Dito isto, se por acaso tiver um PC um pouco mais recente como uma máquina baseada num CPU Intel de sexta geração, ou um Ryzen de primeira geração, nesse caso talvez já faça mais sentido apostar em uma das novas placas RTX 30… Mas sempre com a intenção de fazer outros upgrades no PC ao longo do tempo.

Conclusão

Em suma, sim, pode fazer sentido comprar uma nova placa gráfica para o seu PC antigo. Contudo, tudo depende da placa que quer comprar e do PC que a irá receber. Se tiver dúvidas neste tema, pode mandar e-mail para geral@leak.pt


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV vai dar canais premium de borla mas há um requisito!

O Google TV está realmente fantástico. Tem uma interface bem conseguida e que nos dá um rápido acesso a tudo aquilo que procuramos. No...

Netflix processada por causa de uma das séries mais vistas!

Tendo em conta que existem montes de séries na Netflix que foram realmente capazes de conquistar meio mundo, a verdade é que podem também...

Atenção para quem vai jogar FIFA 22! Existem 3 novos ícones!

Tal como acontece todos anos, parece que foram apresentados novos jogadores que de certa forma merecem ficar marcados no mundo do futebol. Sendo que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!