Inicio Hardware RTX 3000: É necessário ter um PC com suporte a PCIe 4.0?

RTX 3000: É necessário ter um PC com suporte a PCIe 4.0?

RTX 3000: É necessário ter um PC com suporte a PCIe 4.0? – Como era de esperar, as novas RTX 30 da NVIDIA chegam ao mercado com suporte ao standard PCIe 4.0, tal e qual como as RX 5000 da AMD Radeon lançadas no mês de Julho do mês passado.

Uma funcionalidade que apenas podemos encontrar no mundo AMD Ryzen 3000, nomeadamente nas motherboards X570 e B550. Ou seja, se por acaso tem um PC baseado numa plataforma Intel, ou Ryzen de primeira ou segunda geração, poderia estar em maus lençóis.

Dito isto, enquanto as RX 5700 XT da AMD não perdem qualquer tipo de performance em motherboards sem suporte ao mais recente standard PCIe. O mesmo poderia não ser verdade nas novas NVIDIA! Ao fim ao cabo, estamos a falar de dois mundos de performance bem diferentes.

Mas não! Pode estar descansado, nem a RTX 3090 irá obrigar ao suporte do PCIe 4.0.

RTX 3000: É necessário ter um PC com suporte a PCIe 4.0?

RTX 3000 pcie 4.0

Portanto, a NVIDIA falou sobre este assunto, especialmente relativamente à performance 8K da RTX 3090, garantindo que não, não existirá qualquer problema na montagem da placa em PCs sem suporte ao standard PCIe 4.0. Ora leia:

“O impacto é tipicamente menor que alguns pontos percentuais, no caso de uma comparação entre PCIe 4.0 x16 para PCIe 3.0 x16. Na maioria das vezes, o CPU escolhido para a build tem um impacto maior. Ainda assim, estamos muito entusiasmados com a adoção do mais recente standard PCIe, para realmente ser possível sonhar com hardware ainda mais poderoso num futuro próximo.”

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.


Não é preciso comprar uma fonte nova para as RTX 30! Ou será que é?

Se está com medo do novo conector de 12 pinos que a NVIDIA vai introduzir com as suas novas placas gráficas, pode respirar fundo, não há razão para ter medo! Não vai ser necessário trocar de fonte.

Bem… Pelo menos não será necessário devido ao novo conector, mas pode vir a ser necessário caso tenha uma fonte ‘fraca’.

Leia o resto do artigo aqui. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Windows 10 recebe patch com lista monstruosa de correções

Depois da pequena lista de correções de bugs do Patch Tuesday de setembro para a atualização do Windows 10 de outubro de 2020 (versão...

Android 11 na TV: o que está presente na nova versão!

A Google está a acompanhar o lançamento do Android 11 com muitas novidades. Dito isto, foi lançada uma nova versão do Wear OS, o...

Galaxy Note 20 vs Galaxy Note 20 Ultra: qual é mais resistente?

Embora pertençam à mesma gama, existem algumas diferenças entre o Galaxy Note 20 e o Galaxy Note 20 Ultra. Eles usam diferentes ecrãs, câmaras,...

Com medo dos 825GB da PlayStation 5? Ainda bem!

Se há coisa que assusta na nova geração de consolas, principalmente na PlayStation 5 que apenas conta com 825GB de capacidade de armazenamento na...

Está à espera da Demo de FIFA 21? Pode esquecer!

Está à espera da Demo de FIFA 21? Pois bem, PES 2021 já chegou ao mercado na forma de uma atualização de temporada. Por...