Faz mal deixar o PC o modo de suspensão, ou é melhor desligar?

Antes de mais nada, para perceber esta questão, é necessário saber o que a Suspensão faz, e claro, o que acontece quando desligamos completamente o nosso PC.



(Especial) Faz mal deixar o PC Suspenso, ou é melhor desligar?

PC

Desligar completamente! – Pois bem, quando desligamos o computador, este verifica e guarda todos os ficheiros necessários, ao mesmo tempo que termina todos os processos em execução, antes de desligar por completo os componentes.

A Suspensão é um pouco diferente! – Ao fim ao cabo, quando estamos a utilizar o nosso computador no dia a dia, estamos constantemente a carregar programas e vários tipos ficheiros na memória RAM. Um tipo de armazenamento volátil de alta velocidade com uma missão importantíssima em qualquer PC. É que caso não saiba, a RAM existe apenas e só para que os dados não tenham de ser carregados diretamente do disco rigido, seja este mecânico (HDD) ou SSD! Isto porque a memória RAM é significativamente mais rápida que qualquer SSD do mercado.

O que tem isto a ver com a suspensão?

Muito resumidamente, quando metemos o nosso PC em suspensão, o sistema desliga o processador, os discos, a placa gráfica, e até o sistema de refrigeração… Contudo, como disse em cima, a memória RAM é um tipo de armazenamento volátil, ou seja… Se for desligada, perderá toda a informação. É por isso que no modo de suspensão, o computador continua a fornecer energia à RAM, para que esta consiga manter toda a informação ‘viva’. Em suma, é exatamente por isto que ‘acordar’ o PC parece ser tão rápido, porque todos os dados sempre estiveram carregados em memória.

No entanto, há mais coisas a considerar!

Afinal de contas, quando desligamos um PC, ele termina todos os processos e programas.

Em contraste, no modo de suspensão, todos os processos e programas são guardados. Ou seja, tudo o que está em execução é guardado na memória do computador! O que claro está, poderá causar alguns problemas a longo prazo, se por ventura alguns destes programas deixarem processos abertos em memória. Por isso, apesar de não existir qualquer problema no uso do modo de suspensão, é sempre boa ideia desligar ou reiniciar a sua máquina pelo menos uma vez por semana, de forma a limpar todos os processos e ficheiros da memória.

Desligar o PC muitas vezes pode ser uma má ideia!

Isto é algo que a maioria dos utilizadores não considera, no entanto, a verdade é que existe uma contração e expansão dos componentes do PC devido a factores térmicos.

Ao fim ao cabo, os CPUs, GPUs, etc… Geram grandes quantidades de calor! Claro que os sistemas de refrigeração estão lá para retirar o calor de dentro da caixa, ainda assim, existe sempre um aumento de temperatura significativo dos componentes, apenas e só pelo PC estar a ligado.

Dito isto, quando desliga o computador durante algumas horas, os componentes têm tempo para voltar à sua temperatura normal. Ou seja, a RAM, os circuitos, os chips, a socket, etc… Tudo tem a oportunidade de voltar a contrair para o seu tamanho de estado ‘frio’. (Estamos a falar de uma diferença de tamanho invísivel a olho nú, mas que existe).

Pois bem, quando voltamos a ligar o sistema, temos um periódo de tempo em que os componentes voltam à sua temperatura operacional, o que claro está, faz com que exista uma nova expansão. Está confuso? O problema esta no número de vezes que existe esta expansão e contração do material, visto que pode causar problemas nas soldas, entre outras coisas pouco desejáveis.

Conclusão

Na minha opinião, tanto devemos desligar o PC, como usar e abusar do modo ‘sleep’.

Ou seja, se por ventura vai a algum lado, mas sabe que vai voltar brevemente para junto da sua máquina, é boa ideia usar o modo ‘Sleep. No entanto, se por acaso acabou com a sessão de jogatana, e agora vai de fim de semana para algum lado, talvez seja boa ideia desligar completamente o seu PC.

Além disto, se prefere ter o seu PC sempre em modo de suspensão, não se esqueça de o reiniciar de vez em quando.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

 

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário