O mundo dos smartphones é interessante, mas vamos ser honestos… Já foi bem mais. Todos os aparelhos que vão chegando às prateleiras são apenas uma leve atualização daquilo que foi feito no ano anterior, com a inovação e ambição a ficar para trás, para dar espaço a smartphones “mais do mesmo” cada vez mais caros.
Sendo exatamente por isso que pode ser uma boa ideia olhar para o recentemente lançado Fairphone 5, um aparelho Android, mas que é diferente de tudo o resto. No quê? Vamos tentar perceber.
Fairphone 5 é um smartphone Android, mas não parece
Que empresa é esta? Bem, o grande objetivo da Fairphone é criar designs com um grande foco na sustentabilidade, o que claro está, significa que temos aqui aparelhos extremamente fáceis de reparar. Apenas precisa de uma chave de parafusos, e… Mais nada. Porém, sustentabilidade não significa grande coisa se a performance ou o suporte via software for mau. Sendo por isso que a empresa também se foca muito neste campo.
Portanto, se acha que vamos dizer que o Fairphone 5 é incrivelmente rápido, ou tem um design muito diferente do “normal”, não é mesmo por aí que o aparelho se destaca. O Fairphone 5 é diferente porque tem qualidade, tem atualizações super rápidas para todo o seu ciclo de vida, e ainda tem uma coisa rara no mundo mobile… Como dissemos em cima, é fácil de reparar!
Qualquer smartphone tem atualizações rápidas em 2023! Sim, mais ou menos verdade. Mas este Fairphone vai ter atualizações durante 10 anos!
10 anos é incrível, mas o esquema da Fairphone também não é 100% certo.
Afinal, a empresa admite que não são atualizações garantidas. Por enquanto, este smartphone vai ter pelo menos 5 grandes atualizações grandes, com o resto a vir na forma de atualizações de segurança.
Ainda assim, saber que um smartphone vai ter suporte durante “mais ou menos” 10 anos, é algo incrível, e necessário. Especialmente nesta altura do campeonato em que um qualquer aparelho de gama média é capaz de apresentar elevados níveis de performance durante uma mão cheia de anos.
Claro que ninguém vai ficar com o mesmo smartphone durante 10 anos, mas… Saber que isso é possível, é obviamente um ponto positivo.
Entretanto, no campo da performance, o Fairphone 5 conta com especificações bastante normais para um aparelho de gama média no mundo Android. Porém, pelo menos no lado do processador, a coisa muda um bocadinho. Afinal de contas, em vez de um Snapdragon 8 Gen2, um Snapdragon 7, ou um qualquer MediaTek desta vida, o smartphone chega ao mercado com um Qualcomm QCM6490. Um processador pensado para durar muitos e bons anos, devido à sua aplicação na indústria e em aparelhos IoT.
Dito isto, deve oferecer uma experiência de utilização muito similar a um Snapdragon 778G.
Quanto ao preço, o Fairphone 5 está disponível a 699€. Um preço que honestamente devia ser mais baixo, se o objetivo era meter mais olhos em cima do aparelho.