Facebook pode ter de dizer adeus ao WhatsApp e Instagram!

As coisas não estão fáceis para o Facebook e nem sequer estou a falar do problema com o Facebook Messenger a nível global de que falámos aqui. É que este ano a gigante das redes sociais vai ter de passar muito tempo nos tribunais. Isto porque quase todos os estados americanos processaram esta plataforma. Em causa está a estratégia do comprar ou “enterrar”. É uma forma de manter os concorrentes mais pequenos afastados e acabar com os grandes. Em 2012, por exemplo, gastou mil milhões para comprar o Instagram. Mas como é que o Facebook se pode separar do WhatsApp e do Instagram?

Facebook pode ter de dizer adeus ao WhatsApp e Instagram!

Entretanto o Instagram cresceu e adicionou as stories que se tornaram incrivelmente populares. No início do ano esta rede tinha mil mihões de utilizadores e conta agora com uma avaliação de 100 mil milhões de dólares. Isto significa que o Facebook beneficiou com uma das transações que mais rendeu.

Facebook WhatsApp Instagram

Dois anos depois o Facebook pagou 19 mil milhões pelo WhatsApp. Entretanto escusado será dizer que os ganhos são mais que muitos.

Apesar destes acordos terem sido aprovados pela FCT há alguns anos, agora os reguladores estatais americanos querem esta situação invertida. Caso isto se confirme vai ser uma dor de cabeça para o Facebook. Esta rede social já tem 46 estados contra as aquisições.

O responsável pelo Facebook, Mark Zuckerberg, também acabou por dar um meio tiro no pé, com uma declaração que fez em 2008. É que ele escreveu num email que mais vale a pena comprar do que competir.

Facebook WhatsApp Instagram

Ainda assim não vai ser tarefa fácil para o governo conseguir reverter aquisições que foram feitas há alguns anos. De facto, a maioria dos tribunais podem recusar-se em separar o Facebook do WhatsApp e do Instagram.

Isto vai ser uma luta que vai demorar muito tempo em tribunais.

O que muda com o novo presidente?

Na realidade não deve mudar nada. Tanto democratas como republicanos são adeptos de acabar com este tipo de negócios.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também