Facebook vai criar os seus próprios chips?

Parece que o Facebook está a começar o desenvolvimento dos seus próprios processadores, para uso nos seus aparelhos e servidores.

A empresa está agora a contratar um “Gestor para o desenvolvimento de ‘SOC’ – System on a Chip / ASIC, firmware”, para um plano que ainda está no início, mas indica que o Facebook se quer tornar menos dependente de empresas como a Qualcomm ou a Intel ou a Nvidia.

facebook

A Apple também está a seguir este caminho, com o produção dos seus próprios chips para aparelhos iOS, e com planos para abandonar a Intel nos computadores Mac num futuro muito próximo.

A Google também produz agora chips personalizados IA, e até já incluiu o seu primeiro chip pensado para os consumidores no Pixel 2 no ano passado. Alguns rumores também apontam para que a Amazon comece a produzir os seus próprios chips para melhorar o desempenho da Alexa.

É provável que estes chips, ‘made by Facebook’, sejam concebidos a pensar nos seus servidores para melhorias das capacidades IA, que são actualmente potenciados por soluções Nvidia. No entanto, a produção de hardware também pode estar na mira de Mark Zuckerberg, tendo em conta rumores passados que falavam de uma coluna inteligente, ou um capacete de realidade virtual pela gigante das redes sociais.

Contudo, com toda a preocupação a nível de privacidade actual, depois do escândalo das últimas semanas, talvez não seja muito apetecível para o consumidor comprar um produto com hardware ‘made by Facebook’.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário