Facebook vai criar os seus próprios chips?

Parece que o Facebook está a começar o desenvolvimento dos seus próprios processadores, para uso nos seus aparelhos e servidores.

A empresa está agora a contratar um “Gestor para o desenvolvimento de ‘SOC’ – System on a Chip / ASIC, firmware”, para um plano que ainda está no início, mas indica que o Facebook se quer tornar menos dependente de empresas como a Qualcomm ou a Intel ou a Nvidia.

Facebook

A Apple também está a seguir este caminho, com o produção dos seus próprios chips para aparelhos iOS, e com planos para abandonar a Intel nos computadores Mac num futuro muito próximo.

A Google também produz agora chips personalizados IA, e até já incluiu o seu primeiro chip pensado para os consumidores no Pixel 2 no ano passado. Alguns rumores também apontam para que a Amazon comece a produzir os seus próprios chips para melhorar o desempenho da Alexa.

É provável que estes chips, ‘made by Facebook’, sejam concebidos a pensar nos seus servidores para melhorias das capacidades IA, que são actualmente potenciados por soluções Nvidia. No entanto, a produção de hardware também pode estar na mira de Mark Zuckerberg, tendo em conta rumores passados que falavam de uma coluna inteligente, ou um capacete de realidade virtual pela gigante das redes sociais.

Contudo, com toda a preocupação a nível de privacidade actual, depois do escândalo das últimas semanas, talvez não seja muito apetecível para o consumidor comprar um produto com hardware ‘made by Facebook’.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Mega-promoção: Windows 10 para dois PCs por 12 Euros!

A Microsoft anunciou que o Windows 11 vai ser lançado oficialmente a 5 de Outubro. Sabe-se também que o upgrade do Windows 10 para...

Crise em cima da crise? China está com problemas na rede elétrica

Como deve saber, continuamos a meio de uma gigantesca crise de produção, em que o problema já nem passa apenas pelos semicondutores propriamente ditos,...

Intel vai lançar os novos Core 12000 no dia 4 de Novembro!

Como deve saber, a Microsoft vai lançar o seu novo Windows 11 no próximo dia 5 de Outubro, por isso, sempre foi esperado que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!