China já está a construir a primeira fábrica de carros voadores!

Existem duas famílias principais de veículos em desenvolvimento. A primeira é a das aeronaves de descolagem e aterragem vertical (VTOL). Estes aparelhos podem reduzir significativamente os tempos de deslocação ao sobrevoar áreas congestionadas, levando as pessoas para onde precisam de estar num piscar de olhos. A outra é a dos carros voadores. Assim destina-se a servir as necessidades dos indivíduos. Também a combinar as capacidades de condução de um carro na estrada com as capacidades de voo de um avião. Isto está a tornar-se tão importante que a China já está a construir a primeira fábrica de carros voadores do mundo!

China já está a construir a primeira fábrica de carros voadores!

A empresa chamada Xpeng Aeroht nasceu em 2013 e, desde então, foi responsável pela criação de nada menos do que cinco gerações de carros voadores. É certo que nenhum deles chegou ainda às mãos dos civis, mas isso está prestes a mudar.

O principal impulso da Xpeng hoje em dia centra-se em três veículos chamados X1, X2 e T1, com um quarto, o “primeiro carro voador modular a produzir-se em massa para indivíduos”, tendo sido anunciado no 2024 Consumer Electronics Show (CES) em janeiro.

O projeto chama-se X3-F e, tecnicamente, pretende associar uma carrinha 6×6 para cinco passageiros, criada para actividades todo-o-terreno, a um VTOL suficientemente potente para transportar pessoas de um lugar para outro.

O funcionamento da ideia é bastante simples. A carrinha pode deslocar-se sobre as suas próprias rodas até ao local onde precisa de estar, recorrendo a elementos como a tração integral, a direção nas rodas traseiras e uma unidade de tração eléctrica para lá chegar.

Na parte de trás, a carrinha transporta o VTOL

Assim pode-se utilizar para permitir que as pessoas aproveitem paisagens deslumbrantes ou simplesmente façam passeios no ar. O avião descreve-se como o primeiro VTOL do país concebido para uso pessoal.

É certo que esta forma de fazer as coisas não equivale realmente a um carro voador: afinal, estamos a falar de um veículo convencional com rodas que está equipado com um VTOL para diversão e jogos. Mas este parece ser apenas o ponto de partida para algo maior, um verdadeiro carro voador que pode lidar tanto com as estradas como com o céu com um único pacote de hardware.

Quando se anunciaram os planos para o X3-F, falou-se também do início da produção em massa, prevista para o quarto trimestre do próximo ano.

De acordo com os detalhes disponíveis no momento, o centro Xpeng será usado para criar e testar novas tecnologias. Já as “linhas de montagem modernas” serão usadas para lançar veículos em massa.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Máquina de lavar: qual a melhor velocidade de centrifugação?

Por vezes, a velocidade de centrifugação da máquina de lavar roupa determina-se pelo ciclo que utiliza. No entanto, se tiver de definir manualmente a velocidade...

É o fim das ideias originais no mundo mobile?

Como deve saber, a Samsung já teve o seu segundo grande evento do ano, onde renovou várias gamas de produtos, e até lançou gamas...

É boa ideia ter o modo de poupança de bateria sempre ativado?

Com o passar do tempo muitas pessoas têm começado a valorizar cada vez mais a duração da bateria do telemóvel. É por esse motivo...

Comprar uma Box Android barata para IPTV pode sair muito caro! 

A utilização de qualquer dispositivo baseado em Android, pode abrir novos caminhos interessantes para o entretenimento. Aliás é por esse motivo e sobretudo pela...

Galaxy Watch Ultra vs Galaxy Watch 7: O que muda?

Apesar do facto de a grande maioria dos holofotes estar em cima do novo Galaxy Watch Ultra, a realidade é que o novo modelo...

Descubra o que está a causar uma fuga lenta no pneu do seu carro

Os pneus perdem pressão naturalmente ao longo do tempo devido ao desgaste regular. No entanto, se der por si a precisar de encher os...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados