Esta é a altura a que deve colocar o seu televisor na parede!

Seja qual for a razão muitas pessoas acabam por decidir montar o televisor na parede. E para isso há várias coisas que tem de verificar. É necessário o conjunto certo de ferramentas e descobrir uma disposição dos fios para ocultar os cabos do televisor e manter tudo organizado. Mas há outra coisa igualmente importante. Tem de saber qual é a altura a que deve colocar o televisor na parede. A questão da altura certa para o seu televisor pode parecer simples à primeira vista, mas na verdade não existe uma resposta única. Para além da preferência pessoal, há muitos fatores que determinam a altura certa. Assim vão desde o tamanho do televisor e a disposição dos móveis, até à altura, ângulo e distância a que vai estar a ver.

Esta é a altura a que deve colocar o seu televisor na parede!

Um televisor montado na parede tem várias vantagens em comparação com a utilização do suporte fornecido, como a conservação do espaço e a proteção do televisor contra derrames acidentais. Para quem tem filhos é essencial. No entanto, uma má colocação pode causar uma série de problemas, desde dores no pescoço e cansaço visual até uma qualidade de imagem inferior. A regra geral para encontrar a altura certa é colocar o centro do televisor ao nível dos olhos do espetador, embora as coisas se tornem um pouco mais complicadas quando se tem em conta as diferentes alturas de vários espectadores, bem como as posições e os ângulos de visualização.

colocar televisor na parede

O ângulo de visualização

O ângulo de visualização horizontal de um televisor – a que distância à esquerda ou à direita do televisor ainda é possível ver corretamente a imagem – pode variar consoante o modelo. Consulte o site do fabricante para obter os parâmetros exactos do ângulo de visualização. Embora a imagem do televisor continue a ser devidamente visível dentro deste intervalo, não é aconselhável manter a cabeça virada durante toda a sessão de visualização. Uma regra geral é que um ângulo de visualização horizontal de 25 graus é aceitável, até um máximo de 40 graus. Quanto ao ângulo de visualização vertical, recomenda-se entre 10 e 20 graus, com um máximo de 35 graus. A aquisição de um suporte com capacidade de rotação pode ajudar a compensar a colocação descentrada, uma vez que o televisor pode ser rodado na direção do espetador.

A distância de visualização

Para ter uma ideia, para o tamanho de televisor comum de 55 polegadas, recomenda-se uma distância de visualização entre 1,5 e 2,5 metros, proporcionando ângulos de visualização de 26 a 40 graus se estiver sentado no centro. Se não for possível colocar a mobília a uma distância tão próxima, não há problema em afastar-se mais, mas espere alguma perda de imersão. Outra regra geral é dividir o tamanho do televisor por 0,55 para chegar a uma distância de visualização ideal. Por exemplo, um televisor de 55 polegadas produziria um resultado de cerca de 2,5 metros, o que está dentro do alcance.

Adaptar o tamanho do televisor à sua divisão

O tamanho do televisor é importante em relação à colocação da mobília, à altura a que será montado e à resistência da parede. Tendo em conta que é necessário deixar pelo menos 5 a 10 cm de espaço entre a extremidade inferior do televisor e a mobília que pretende colocar por baixo dele, a instalação de um televisor grande pode exigir que este seja colocado mais alto do que seria confortável. É nesta altura que pode considerar um suporte inclinável para inclinar o ecrã para baixo em direção ao espetador, ou um televisor mais pequeno. Se tiver um televisor grande e planear vê-lo de uma altura baixa, como um sofá, o ecrã pode-se colocar demasiado baixo em relação ao chão. Por último, tenha em conta o peso do ecrã de televisão e avalie se a sua parede será capaz de o suportar.

TV LED vs OLED, streaming mais caro, sites de streaming dados, netflix, streaming, trocar dispositivo de streaming

Determinar a altura correta para montar o televisor

Comece por medir a altura do chão até à linha dos olhos do espetador. Esta altura varia consoante a altura da mobília em que se está sentado ou deitado. Se estiver a planear ver o filme deitado, tenha em conta que a sua cabeça estará provavelmente apoiada numa almofada, alterando a inclinação da cabeça. Os móveis que se reclinam também provocam uma inclinação semelhante da cabeça.

Idealmente, o ponto central do televisor deve estar ao mesmo nível da linha dos olhos do telespectador. No entanto isso nem sempre é possível, especialmente se tiver vários telespectadores de alturas diferentes. Uma forma simples de contornar este problema é utilizar o terço central (verticalmente) do ecrã do televisor como intervalo para corresponder à linha de visão do espetador, em vez do centro exato do televisor. Isto significa que, se o ecrã do seu televisor tiver uma altura de 24 polegadas, utilize as 8 polegadas intermédias como intervalo da altura de montagem ideal.

Embora os valores variem consoante o tamanho do televisor, alguns recomendam determinadas alturas fixas para manter as coisas simples. 38 polegadas (96 cm) do chão ao centro do televisor para uma montagem baixa. 40 polegadas (101 cm) para uma montagem normal. 42 polegadas (106 cm) para uma montagem alta. Uma outra forma de determinar a altura de montagem é garantir que a linha de visão do espetador se encontra na extremidade inferior do ecrã do televisor quando está sentado e na extremidade superior quando está de pé.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Máquina de lavar: qual a melhor velocidade de centrifugação?

Por vezes, a velocidade de centrifugação da máquina de lavar roupa determina-se pelo ciclo que utiliza. No entanto, se tiver de definir manualmente a velocidade...

É o fim das ideias originais no mundo mobile?

Como deve saber, a Samsung já teve o seu segundo grande evento do ano, onde renovou várias gamas de produtos, e até lançou gamas...

É boa ideia ter o modo de poupança de bateria sempre ativado?

Com o passar do tempo muitas pessoas têm começado a valorizar cada vez mais a duração da bateria do telemóvel. É por esse motivo...

Comprar uma Box Android barata para IPTV pode sair muito caro! 

A utilização de qualquer dispositivo baseado em Android, pode abrir novos caminhos interessantes para o entretenimento. Aliás é por esse motivo e sobretudo pela...

Galaxy Watch Ultra vs Galaxy Watch 7: O que muda?

Apesar do facto de a grande maioria dos holofotes estar em cima do novo Galaxy Watch Ultra, a realidade é que o novo modelo...

Descubra o que está a causar uma fuga lenta no pneu do seu carro

Os pneus perdem pressão naturalmente ao longo do tempo devido ao desgaste regular. No entanto, se der por si a precisar de encher os...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados