Exynos 9825: o chipset todo-poderoso da Samsung!

Poucas horas antes de a Samsung apresentar a gama Galaxy Note 10 nos EUA, este fabricante apresentou oficialmente o chipset que vai alimentar estes equipamentos na Europa e noutras partes do mundo. O novo Exynos 9825 SoC é fabricado através de um processo de 7nm. Através dele, cabem mais transistores dentro do novo chipset, do que era possível no anterior Exynos 9820.

Exynos 9825: o chipset todo-poderoso da Samsung!

Na prática, isto deve levar a melhorias de desempenho de 20% a 30%, enquanto o Exynos 9825 consome 30% a 50% menos energia. Lembramos que EUV significa litografia ultravioleta extrema. Esta é uma tecnologia que utiliza raios ultravioleta para gravar silício de uma forma mais fina. Ou seja, temos mais precisão no circuito dentro do chip.

Exynos 9825

A Samsung afirma que o Exynos 9825, semelhante ao Exynos 9820 que substitui, está equipado com dois processadores personalizados da Samsung e dois processadores Cortex-A75 para tarefas mais complexas. Tem também quatro processadores Cortex-A55 para as menos exigentes. A placa gráfica que está no chip é a ARM Mali-G76 MP12, a mesma do Exynos 9820.

No entanto, os núcleos A-75 e a placa gráfica funcionam com velocidades de relógio mais rápidas comparativamente ao Exynos 9820.

Este chipset tem uma Unidade de Processamento Neural (NPU) integrada para ajudar a executar funcionalidades de Inteligência Artificial. Elas são notórias ao nível da câmara. Ou seja é possível reconhecer objetos para otimizar fotografias. Ao mesmo tempo também consegue aprender com o comportamento dos utilizadores e ajudar as apps a serem carregadas mais rapidamente. A NPU também pode suportar funcionalidades de Realidade Aumentada.

O Exynos 9825 também vem com o Universal Flash Storage (UFS) 3.0, que tem o dobro da largura de banda e usa menos energia do que o UFS 2.1. Entretanto também pode funcionar em temperaturas mais altas. Apenas para lembrar, o UFS 3.0 possui uma velocidade de leitura sequencial de quase 2280 MB/s em comparação com os aproximadamente 800 MB/s do UFS 2.1. Quanto ao modem do Exynos 9825, temos um 4G LTE-Advanced Pro com Agregação de Operadores de 8x. Este sistema combina as operadoras para formar canais de dados maiores. Assim atingimos uma velocidade superior.

O Exynos 9825 suporta memória LPDDR4X e câmeras de 22 megapixéis na parte traseira e frontal. Também opera com uma configuração de câmera dupla (16MP + 16MP). O vídeo pode ser capturado a 8k com 30fps ou 4K UHD a 150fps. Entretanto, a segurança também não foi esquecida. Assim, este chip isola e protege os dados pessoais dos utilizadores.

Entretanto já chegou um leak à Internet que revela as funcionalidades do novo Galaxy Note 10. Veja tudo aqui.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário