Um erro pode significar um desastre para a sua Air Fryer e para a sua durabilidade. É algo em que talvez nunca tenha pensado mas a que importa mesmo dar atenção. De facto, há uma coisa que mais estraga a Air Fryer e muitas pessoas não sabem disso.
Se tem uma Air Fryer em casa, sabe como é vital manter a manutenção em dia – o que implica uma boa limpeza regular. Embora tendam a utilizar menos óleo do que outros métodos de cozedura tradicionais, as fritadeiras de ar quente podem ser um íman para manchas de gordura, que nem sempre são fáceis de eliminar.
E acontece que muitas pessoas estão a esquecer-se de um passo vital no processo de cozedura que pode ajudar a minimizar este problema.
As Air Fryers revolucionaram a forma como cozinhamos, mas a sua manutenção correta é fundamental para garantir a longevidade e bons resultados.
Embora estes aparelhos tenham sido concebidos para serem práticos, as técnicas de limpeza adequadas podem fazer uma diferença significativa no seu desempenho e vida útil.
Muitas pessoas não consideram a importância da preparação correta dos alimentos quando se trata de manter a sua fritadeira de ar quente.
O que mais estraga a Air Fryer?
Muitas pessoas não sabem disto mas a coisa que mais estraga a Air Fryer é o excesso de humidade dos alimentos. Isto antes de os fritar. Provavelmente já deu conta que por vezes o visor da Air Fryer fica a escorrer água e até parece existir alguma no interior. Isso deve-se a essa humidade que está nos alimentos. Se não tiver cuidado com isto a sua Air Fryer vai mesmo acabar por se estragar.
Se cozinhar frequentemente alimentos particularmente gordurosos na fritadeira, como asas de frango ou bacon, também pode valer a pena passá-los por uma ligeira camada de amido de milho ou farinha.
Isto não só melhorará a sua textura estaladiça, como também ajudará a absorver o óleo, o que pode levar à acumulação de manchas no seu aparelho.
Como manter a sua Air Fryer
Para uma manutenção óptima, os especialistas recomendam limpar a sua fritadeira de ar quente após cada utilização.
Comece por desligar o aparelho da tomada e deixe-o arrefecer completamente. O cesto e a gaveta podem ser lavados com água morna e sabão. No entanto evite utilizar utensílios de limpeza abrasivos que possam danificar o revestimento.
No caso de gordura persistente, coloque estes componentes de molho em água quente com um detergente suave durante 10 a 15 minutos antes de os limpar.
Entretanto para a limpeza diária, os especialistas recomendam limpar cuidadosamente o elemento de aquecimento com um pano húmido quando estiver completamente frio.