Fritadeiras de ar quente: faça isto para evitar um incêndio!

As fritadeiras de ar quente (Air Fryers) são um dos aparelhos mais populares do momento. Esta procura deve-se a vários fatores. Um deles são as poupanças energéticas! No entanto, até os melhores modelos podem ficar com alguns problemas. Isto se não forem utilizadas corretamente. Um dos possíveis resultados é o sobreaquecimento das fritadeiras de ar quente, o que pode ser mesmo muito perigoso, até porque pode dar origem a um incêndio. No entanto não se preocupe porque vamos dizer-lhe como evitar.

Fritadeiras de ar quente: faça isto para evitar um incêndio!

Não sobrecarregue a fritadeira.

Encher a fritadeira de ar quente é um grande erro. Sobretudo porque para os alimentos ficarem bem cozinhados o ar tem de conseguir circular. Se sobrecarregar a fritadeira, os ingredientes não cozerão uniformemente. Também pode fazer com que a sua fritadeira trabalhe mais do que deveria, ventile de forma menos eficaz e, em última análise, sobreaqueça. É por isso que deve sempre verificar as quantidades do que está a cozinhar e cozinhar em lotes, se necessário.

fritadeiras sem óleo

Não utilize muito óleo

Certifique-se de que está a utilizar a quantidade correta de óleo na sua fritadeira de ar quente, que pode ser inferior à que pensa. Uma a duas colheres de chá aplicadas diretamente aos alimentos serão geralmente suficientes para a maioria das receitas. De facto, tenha cuidado para não adicionar mais do que isto. Se for aplicado demasiado óleo dentro do cesto, corre o risco de pingar ou de passar para a parte dos componentes internos quando agitar o cesto, o que pode provocar sobreaquecimento. Um excesso de óleo também pode acabar por queimar os seus ingredientes e, em última análise, sobreaquecer a fritadeira em geral.

fritadeiras ar quente cancro, fritadeiras de ar quente incêndio

- Advertisement -

Atenção aos ingredientes

As fritadeiras de ar quente podem ser utilizadas para cozinhar todo o tipo de receitas, mas ainda há alguns ingredientes que não devem ir para o cesto. Qualquer coisa que possa derreter ou pingar são definitivamente algo a evitar, como queijo ou massa molhada. Estes podem ser muito difíceis de limpar quando se queimam e fixam à base.

Utilize as definições corretas

A maioria das fritadeiras de ar pode funcionar até 200 graus, o que significa que se utilizar uma regulação mais alta do que o necessário, os seus alimentos podem facilmente queimar. Isto pode produzir fumo e disparar os alarmes de incêndio. Siga sempre as instruções do fabricante para cozinhar e verifique o progresso dos seus alimentos enquanto cozinha. Se a sua fritadeira vier com configurações de ingredientes dedicadas, certifique-se de que utiliza a função adequada.

fritadeiras de ar quente incêndio

Cuidado onde coloca a fritadeira de ar quente

As fritadeiras de ar quente não são um forno embutido. Assim precisam de espaço para respirar. Aliás isto ajuda o aparelho a controlar a temperatura interna. Assim tenha cuidado onde a coloca e nunca a funcionar dentro de um móvel. Para além disso verifique se o cabo de alimentação não fica muito junto à fritadeira. É que a temperatura da superfície exterior pode causar danos no fio elétrico e levar a um incêndio.

Dê uma boa limpeza quando necessário

Embora as fritadeiras sejam rápidas e simples de limpar, sendo a maioria das peças seguras para a máquina de lavar louça, estes aparelhos ainda requerem uma limpeza profunda de vez em quando. Isto envolve a limpeza cuidadosa do corpo real da fritadeira para remover qualquer gordura e óleos acumulados. Isto é importante porque, se não for controlada, esta gordura pode queimar e produzir fumo ao longo do tempo. Em situações extremas, uma fritadeira excessivamente suja também pode sobreaquecer, pelo que isto precisa de ser resolvido.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.