Estados Unidos não conseguem parar o Huawei Mate 40

O próximo smartphone da gigante chinesa, o Huawei Mate 40, já está em desenvolvimento e tem sido tema de muitas conversas, essencialmente por duas razões. O design porque parece que tem um ecrã traseiro e ainda o chipset. É que com a proibição americana que agora chegou aos chipsets, muitos pensavam que a TSMC não iria desenvolver o processador que dá vida a este equipamento.

Estados Unidos não conseguem parar o Huawei Mate 40

No entanto, de acordo com o leakster @rodent950 o chipset Kirin 1000 que estará no Mate vai ser mesmo desenvolvido pela TSMC com a tecnologia de 5nm.

o Huawei Mate 40

O Kirin 1000 utiliza o nome de código “Baltimore”. Aposta num processo de 5 nm e pode usar a arquitetura Cortex A78. Como não é de estranhar teremos melhorias no processador e na gráfica. Olhando para esta informação e para o smartphone em que se vai estrear, a gama Huawei Mate 40 deve ser o primeiro modelo do mundo a usar a tecnologia de 5nm.

Começando pela fotografia que é o que define maioritariamente os smartphones da Huawei, o Mate 40 vem com uma configuração de câmara Penta. Temos quatro sensores de câmara e um flash dentro do mesmo espaço. Depois temos outra câmara abaixo desse compartimento. Olhando para a inscrição “100X” ao lado da câmara que se encontra sozinha, percebemos que este sensor independente deve ser um sensor telefoto.

o Huawei Mate 40

No entanto, a maior característica do design traseiro é o novo ecrã secundário.

Como pode ver na imagem, este ecrã mostra a hora, bateria, wifi, despertador e sinal de rede. Ainda assim, é provável que tenha mais funções, como temporizador automático. Esta é a primeira vez que vemos a Huawei a apostar neste design. Não é algo totalmente novo para a indústria de smartphones. Um smartphone chinês, o Meizu Pro 7, aposta num sistema semelhante. Embora, neste, as câmaras traseiras duplas estivessem embutidas no ecrã secundário.

o Huawei Mate 40

Entretanto na parte frontal, reparamos rapidamente que o ecrã é curvo, no mesmo estilo do Huawei Mate 30 Pro. Além disso, podemos ver que não há qualquer monocelha ou furo no ecrã. Isto pode levar à conclusão que o Mate 40 chega com uma câmara escondida no ecrã. Claro que só vamos poder confirmar isto daqui a alguns meses. É que, segundo o que sabemos, esta tecnologia ainda não está finalizada e como tal pode levar algum tempo até ser implementada. Caso isto não seja possível, seria interessante a implementação de uma câmara pop-up.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também