Inicio Android Estados Unidos deram o tiro fatal na Huawei mas há resposta!

Estados Unidos deram o tiro fatal na Huawei mas há resposta!

Um ano depois da inclusão da Huawei na lista de entidades dos Estados Unidos, o mundo está muito diferente. Não por causa desse facto, mas devido à pandemia que estamos a viver. Ainda assim, nem o COVID-19 distraiu Trump da guerra com a China que até aproveitou este período para disparar o tiro fatal contra a Huawei. A cadeia de televisão CNBC relata que a administração Trump começou a bloquear o envio de chips para a Huawei, fabricados fora dos Estados Unidos.

Estados Unidos deram o tiro fatal na Huawei mas há resposta!

A maioria das empresas de tecnologia como a Apple, Qualcomm e MediaTek desenvolvem os seus próprios chips, mas não têm instalações para produzi-los. É aí que fabricantes como a TSMC entram. Desenvolve, por exemplo, o A13 Bionic para a Apple, o Kirin 990 para Huawei e o Snapdragon 865 para Qualcomm.

Estados Unidos Huawei

Agora se quiser ceder algo à Huawei a TSMC tem de pedir aos Estados Unidos

O Departamento de Comércio americano revelou que alterou uma regra de exportação para “atingir estrategicamente a aquisição de semicondutores por parte da Huawei e que resultem de aplicações e tecnologias dos EUA”.

De algum modo a Huawei já tinha previsto isto e como tal transferiu a produção de alguns chips para a SMIC. No entanto, este fabricante aposta na tecnologia de produção de 14nm. Dito isto, está muito atrás do processo de fabrico de 5nm da TSMC. E isto é mesmo muito importante. Na prática é a diferença entre colocar 44 milhões de chips por mm quadrado e 171,3 milhões por mm quadrado. Apenas para dar um exemplo a Huawei está a usar a SMIC para produzir o chipset Kirin 710A que utiliza nos smartphones de gama média.

Estados Unidos Huawei

Entretanto, a TSMC já tinha uma encomenda para entregar à Huawei até ao final do ano. Falo do primeiro chipset Kirin de 5 nm que iria alimentar a próxima gama Mate 40. Agora isto só poderá acontecer se os Estados Unidos deixarem.

O que também continua de fora e isto não é de estranhar são os Google Mobile Services. Ou seja, estes equipamentos vão continuar sem a Play Store, Gmail, Google Maps e muito mais.

A resposta da China

Em resposta a esta iniciativa americana a China também se prepara para tomar medidas. Apple, Qualcomm e outras podem sofrer.

De acordo com uma fonte citada pelo Global Times vão ser implementadas várias “contramedidas”, incluindo a criação de uma “lista de entidades não confiáveis” que resultaria em restrições às empresas americanas, incluindo a Apple. Outras empresas norte-americanas que vão ser alvo de retaliação são a Qualcomm, Cisco e Boeing.

Qualquer retaliação contra empresas de tecnologia dos EUA que resulte na proibição dos seus produtos na China pode representar um grande golpe financeiro. Durante o segundo trimestre fiscal, 14,8% das receitas da Apple vieram da China. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Xiaomi Mi 10T/Pro/Lite: finalmente os preços estão na Internet!

Faltam apenas dois dias para a apresentação do Xiaomi Mi 10T e neste momento já conhecemos muitas coisas. Falo do design e também das...

Xiaomi Mi TV Lux: a super TV por um preço assombroso!

Há duas coisas que normalmente as pessoas que gostam da Xiaomi apreciam. Os smartphones e, claro está, as TVs. Eventualmente muitos poderão pensar, mas...

Nova temporada de The Witcher atrasou-se! Saiu um ator principal!

As várias séries que nos dias de hoje encontramos na Netflix acabam por ter no seu elenco diversos atores que fazem parte de vários...

Jogos PS Plus de Outubro? Veja estas opções!

Nos últimos dias, têm circulado na Internet uma série de rumores sobre quais poderão ser os jogos a fazer parte das tradicionais ofertas da...

O Android 12 vai ser mais ‘simpático’ para as outras lojas de apps

Historicamente, uma das grandes vantagens na utilização do SO da Google, sempre foi o facto de termos mais liberdade. Ou seja, é possível sair...