Inicio Android Estados Unidos apertam a Huawei e tudo muda. Entenda!

Estados Unidos apertam a Huawei e tudo muda. Entenda!

O governo dos EUA iniciou uma série de sanções adicionais contra a Huawei no início deste ano, visando a capacidade do fabricante de smartphones de produzir smartphones e componentes associados. Algumas dessas sanções entram em vigor a partir de hoje, 15 de setembro de 2020. O que é que as novas sanções dos Estados Unidos significam para a Huawei e para os seus clientes?

Estados Unidos apertam a Huawei e tudo muda. Entenda!

O fim dos chipsets topo-de-gama Kirin

A Casa Branca emitiu restrições mais rígidas contra a Huawei em maio de 2020, forçando os produtores estrangeiros de chips que fabricam chips com equipamentos dos EUA a interromper a produção e os envios para a Huawei.

Estados Unidos a Huawei

A fabricante de chips de Taiwan, TSMC, é uma das empresas afetadas. Assim está agora impedida de produzir e enviar chipsets para a Huawei. A fabricante de chips supostamente parou de receber novos pedidos para a marca chinesa logo depois de as restrições terem sido anunciadas pela primeira vez em maio. Até hoje, porém, foi permitido atender pedidos já em produção e recebidos antes do anúncio dessa nova restrição.

Pelo menos um dos próximos smartphones da gama Mate 40 vai apostar no novo chipset principal da Kirin. No entanto, o stock não vai durar. Assim, o P50 pode já não conseguir adotar este processador.

MediaTek pode também não ser uma alternativa

A ausência de um processador principal da Kirin significa que a Huawei precisa adquirir chipsets de outras empresas. Uma das principais empresas a disponibilizar os chipsets principais para a Huawei foi a MediaTek, mas também está sujeita a sanções a partir de hoje.

Estados Unidos a Huawei

A Huawei tem feito o uso crescente de chipsets MediaTek nos seus dispositivos de gama média, com produtos como a família Dimensity 800 a aparecerem em vários smartphones. Assim isto pode afetar mais do que apenas o segmento principal da Huawei.

A MediaTek confirmou no final do mês passado que vai obedecer às últimas sanções dos EUA e referiu que solicitou uma licença para continuar os negócios com esta empresa.

O problema dos ecrãs na guerra entre os Estados Unidos e a Huawei

Entretanto outra vítima desta guerra dos Estados Unidos à Huawei é o fornecimento de monitores da LG e Samsung. As duas empresas decidiram suspender o fornecimento de painéis “premium” para a Huawei a partir de hoje.

Estados Unidos a Huawei

No entanto neste campo existem alternativas. São exemplo disso, marcas como a CSOT, Tianma e Visionox.

A memória

Os fabricantes de memória Samsung e SK Hynix suspenderam as negociações com a Huawei no início deste mês, de acordo com as últimas sanções. As duas empresas fornecem RAM usada nos smartphones e tablets.

Dito isto, as duas empresas solicitaram licenças para continuar a fornecer esses componentes. Algumas conseguiram obtê-las. Outras não. Seja como for no campo da memória também há alternativas. Assim, o problema está mesmo nos processadores que são o coração de todo o sistema.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Com problemas a entrar nos serviços da Microsoft? Não é o único!

Vários serviços populares da Microsoft têm sofrido problemas sérios nas últimas horas, onde claro está, temos de incluir as plataformas Office.com e Outlook.com. O...

Xiaomi Mi 10T/Pro/Lite: finalmente os preços estão na Internet!

Faltam apenas dois dias para a apresentação do Xiaomi Mi 10T e neste momento já conhecemos muitas coisas. Falo do design e também das...

Xiaomi Mi TV Lux: a super TV por um preço assombroso!

Há duas coisas que normalmente as pessoas que gostam da Xiaomi apreciam. Os smartphones e, claro está, as TVs. Eventualmente muitos poderão pensar, mas...

Nova temporada de The Witcher atrasou-se! Saiu um ator principal!

As várias séries que nos dias de hoje encontramos na Netflix acabam por ter no seu elenco diversos atores que fazem parte de vários...

Jogos PS Plus de Outubro? Veja estas opções!

Nos últimos dias, têm circulado na Internet uma série de rumores sobre quais poderão ser os jogos a fazer parte das tradicionais ofertas da...