Está na altura de dizer adeus ao ‘Note’ para sempre! Má notícia?

Se por ventura esteve atento ao lançamento de ontem por parte da Samsung, sabe que o novíssimo topo de gama da marca, o Galaxy S22 Ultra, é na verdade um Galaxy Note com outro nome.

Afinal, o design é muito similar ao velhinho Note 20 Ultra, e claro, traz a famosa S-Pen integrada, tal e qual como um Note a sério deve ter. (Veja a foto em baixo!)

Mas o que muda? Vamos sentir saudades da gama Galaxy Note? Nop!

Note 20 Ultra no meio de dois Galaxy S22 Ultra ‘Notáveis’

Portanto, a Samsung decidiu (FINALMENTE) mudar o seu calendário de lançamentos, desistindo da marca Note, para apostar tudo o que tem num lançamento ‘normal’ no início do ano, ao transformar o modelo Ultra num autêntico Galaxy Note, enquanto o Verão, nomeadamente o mês de Agosto, fica reservado para o lançamento de novos aparelhos dobráveis. Aliás, foi exatamente isso que aconteceu no verão de 2021 (dobráveis Z Flip 3 e Z Fold 3), e agora em Fevereiro de 2022 (Galaxy S22).

Em suma, a Samsung vai dividir os seus dois grandes lançamentos de cada ano, em gamas de produtos realmente diferentes. E ainda bem! Há muito tempo que o Note era um Galaxy S com alguns toques no design e uma S-Pen à mistura.

Antes de mais nada, é uma jogada que faz todo o sentido para a Samsung!

Desta forma, a gigante Sul Coreana é capaz de dar um abanão ao mercado, ao lançar aquele que é muito provavelmente o smartphone Galaxy S mais interessante, e na minha opinião, mais bonito de sempre, ao mesmo tempo que responde às críticas do ano passado.

Caso não saiba, os aparelhos Galaxy S21 sofreram um pouco nos últimos 12 meses, ao debaterem-se com uma crise de componentes sem igual, e por várias razões, vendas muito aquém do esperado.

No entanto, esta estratégia também faz com que não existe um aparelho ‘budget’ com as capacidades do Note no mercado. Algo que começou a acontecer com a gama Note 10, dando origem ao Note 10 Lite, Note 10 Normal e Note 20 Normal. Agora, se quiser um Note a sério, vai ter de gastar ~1200€ num Galaxy S22 Ultra.

Curiosamente, é uma estratégia que também faz todo o sentido no campo da ‘identidade’!

Especialmente agora, que a Samsung tem várias gamas diferentes para todos os gostos, e claro, carteiras. Estamos a falar das gama Galaxy S, e Galazy Z para os mais endinheirados ou entusiastas, a gama Galaxy A para quem precisa de algo poderoso mas não quer pagar o preço de um topo de gama, e finalmente a gama M, com aparelhos muito interessantes no campo da qualidade/preço.

É que em 2021, o Galazy Z Flip 3 já entrou na gama de preços das gama Galaxy S! O que vai obviamente resultar numa canibalização de vendas, e confusão no lado dos consumidores. Ter os consumidores indecisos entre dois aparelhos da mesma marca, ao mesmo preço, é sempre algo a evitar. É sempre muito positivo para uma empresa ter gamas diferentes, a preços diferentes, para chegar a todos as carteiras e potenciais clientes no mercado.

Em suma, é o fim da gama Galaxy Note, e ainda bem que assim é. Até porque isto não é um adeus, é uma adaptação da Samsung ao mercado de smartphones. Que está cada vez mais robusto, e cheio de rivalidade.

Ademais, o que pensa sobre o fim da gama Note? Um passo evolutivo necessário? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.