Esqueça as RTX 30. NVIDIA só vai ter stock com as RTX 40

Já disse isto várias vezes, mas parece cada vez mais óbvio que temos de olhar para o que o futuro nos reserva! Ou seja, esquecer a atual gama de placas gráficas da NVIDIA. Afinal de contas, enquanto a AMD parece estar a preparar um ‘refresh’ baseado no processo de 6nm para toda a sua gama RX 6000, e a Intel prepara o lançamento de uma gama completamente nova de placas gráficas, a NVIDIA parece estar completamente presa, sem qualquer tipo de progressão, nas linhas da Samsung. (Não é por acaso que a RTX 3090 Ti foi adiada, ou quem sabe… Cancelada!)

Como tal, é esperado que as coisas apenas melhorem na segunda metade de 2022, ou seja, quando a gigante das placas gráficas lançar a sua nova gama de produtos, desta vez baseada na arquitetura Ada Lovelace. Pelo menos é o que a própria NVIDIA aparenta querer passar aos consumidores.

Dito isto, ao que tudo indica, as novas placas vão ser produzidas, uma vez mais, nas linhas da TSMC. Adeus Samsung!

Esqueça as RTX 30. NVIDIA só vai ter stock com as RTX 40

Portanto, enquanto a NVIDIA faz lançamento sem sentido, atrás de lançamento sem sentido, como foi o recente caso da RTX 2060 12GB e também da RTX 3080 12GB, que apesar de serem produtos oficiais, são placas completamente impossíveis de encontrar… A gigante dos GPUs está obviamente a trabalhar de forma afincada, atrás de portas, na sua nova geração de placas, as RTX 40.

Dito tudo isto, se por acaso estava à espera de mais stock, e melhores preços, para a gama RTX 30. Isso até pode vir a acontecer nos próximos meses! Fruto de um aligeirar da atual crise de produção. Mas, muito sinceramente, o melhor é mesmo esquecer a atual gama. As coisas nunca vão melhorar, como quer, a tempo. A NVIDIA já tem os olhos postos nas novas RTX 40, e por isso, você também devia estar com o foco nessa mesma gama de produtos.

Afinal de contas, foi a própria CFO da NVIDIA (Colette Kress), que veio a público dizer que a escassez de placas gráficas vai melhorar significativamente na segunda metade de 2022. (Altura em que vamos receber toda uma nova geração de placas! Tanto por parte da NVIDIA, como também por parte da AMD!)

É importante salientar que além de uma mudança nas linhas de produção, até ao segundo semestre do ano, muita coisa irá acontecer no mercado. Especialmente na parte do mining. É que caso já não se lembre, o Ethereum vai passar para a versão 2.0, e isso deverá tirar muita pressão de cima da cadeia de distribuição e de revenda. Aliás, é até provável que o mercado de usados seja completamente inundado com placas RTX 30.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.