Usar 100% de algum recurso computacional é geralmente olhado como algo de negativo no mundo dos PCs. Ou seja, se por ventura está a usar 100% do CPU, 100% da memória RAM, ou 100% da largura de banda do seu SSD ou HDD, é porque algo está mal na sua máquina.
Este é um dos maiores medos dos utilizadores.
Nota do Redator: A placa gráfica a 100% não é necessariamente algo positivo ou negativo. Este artigo apenas quer passar a mensagem que não é algo problemático como o CPU a 100% ou SSD/HDD a 100%. Apenas significa que a placa está a dar tudo o que tem, e que não está a ser limitada por outros componentes do seu sistema.
Mas será que no caso do GPU (Placa Gráfica) isto também é assim?
Portanto, se por ventura está a fazer alguma tarefa básica no seu PC, e do nada começa a notar lentidão, vai ao gestor de tarefas, e vê que o seu CPU está no limiar das suas capacidades, ou que o disco está completamente à rasca com 1 ou 2 processos a ‘comer’ toda a largura de banda. É boa ideia perceber o que se está passar, visto que isto não é normal.
No entanto, se por ventura está a jogar (um jogo exigente), e a sua placa gráfica está a fazer picos de 90~100%… Isto são boas notícias! Significa que a sua build foi bem pensada, e que por isso mesmo, o GPU não está a ser limitado por outros componentes. Em suma, não tem nenhum bottleneck em jogo.
Entretanto, se por acaso está a utilizar outra aplicação pensada para levar o GPU ao limite (como é o mining de criptomoedas), também é boa notícia ver que a placa está a chegar aos 100%. É sinal que está a ter retorno no seu investimento.
Claro que utilizar 100% de uma RTX 3080 num jogo como League of Legends ou CS:GO não faz muito sentido. Mas se estiver a jogar alguma coisa graficamente intensiva, como Call of Duty MW, ou Cyberpunk 2077, é bom que o seu PC esteja a dar o máximo (dentro das suas capacidades), para lhe oferecer uma qualidade gráfica acima da média.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!