Alerta COVID-19: recebeu um email para a vacinação? É falso!

Os esquemas vão se habituando as temáticas do dia a dia com o objetivo de conseguirem enganar cada vez mais utilizadores. Até aqui, víamos sobretudo emails falsos a aproveitarem-se da imagem dos CTT e dos bancos. Agora o principal alvo são as questões relacionadas com a vacinação e o COVID-19. De facto, os esquemas têm-se multiplicado na Internet. O mais recente alerta as pessoas para a vacinação. Mais concretamente recebe uma mensagem a dizer que foi selecionado para ser vacinado e a requisição e outros dados seguem em anexo. É aí que está o perigo.

Alerta COVID-19: recebeu um email para a vacinação? É falso!

COVID-19 vacinação

A SPEM que partilhou uma das mensagens perigosas alerta que o Ministério da Saúde não o contacta desta forma. Na generalidade, os emails do Ministério da Saúde terminam em *ms.gov.pt* e os dos Centros de Saúde, pelos quais também pode ser contactado para o processo de vacinação, terminam em *arslvt.min-saude.pt*

Assim a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla que foi uma das organizações a lançar o alerta no Facebook reforça que “É MENTIRA!”. Como tal não clique em nenhum link e apague de imediato o email, pois, além de serem falsos, podem recolher os dados do seu telemóvel ou computador.

As maiores ameaças continuam a chegar por email

Normalmente temos a ideia de as infecções surgem em determinadas páginas na Internet. Assim acabamos por descarregar e executar um ficheiro malicioso. No entanto, a grande maioria dos casos de infecção continua a dar-se por email.

COVID-19 vacinação

Isto porque no meio de tantas mensagens que recebemos, por vezes, acabamos por dar um clique onde não devemos. Dito isto, abrimos um ficheiro que parece uma coisa e acaba por fazer outra completamente diferente. Conclusão os nossos dados vão parar à Internet ou às mãos de utilizadores mal intencionados. Por isso tenha muito cuidado.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

pub