Portátil demasiado lento e quente? Conheça 4 dicas para esse problema – Com um mundo onde a mobilidade está cada vez mais presente nas nossas vidas, a utilização de um portátil torna-se em algo imperativo. Com o mercado destes computadores a crescer imenso, cada vez é mais fácil encontrar a oferta ideal para cada tipo de utilização. Contudo, estes pequenos computadores têm pouco espaço interior e facilmente tornam-se em maquinas lentas devido ao calor acumulado.

Conheça alguns truques para resolver isto

1º Coloque o portátil numa base!

Qualquer base que crie um espaço entre o computador e a sua secretária irá ajudar imenso a dissipar o calor. Isto porque, apesar de serem “portáteis”, utilizar no seu colo ou em cima de algum tecido irá bloquear as entradas de ar e comprometer todo o processo de arrefecimento.

O segredo aqui é deixar o portátil “respirar”!


Black Friday GlobalData – As promoções começaram mais cedo este ano!


2º Arrefecimento externo

Existem inúmeras ofertas de equipamentos que prometem arrefecer imenso o seu portátil. No entanto, não gaste já o seu dinheiro numa base ativa muito cara, com uma gigante ventoinha ou até muitas ventoinhas e Leds.

Isto porque, existem muitos modelos que aproveitam muito pouco do ar extra. Mas tenha sempre em conta que existe essa opção e poderá servir-lhe perfeitamente.

portátil demasiado quente
Portátil

3º Mudar a pasta térmica e limpar

Mesmo num modelo novo, a mudança da pasta térmica de fábrica (medíocre por natureza) para uma pasta realmente boa irá ajudar. Mas, tenha em conta que poderá ficar sem a garantia do fabricante neste processo.

No entanto, se já tem o portátil há algum tempo e encontra-se sem garantia então não tem nada a perder e este processo relativamente fácil ajuda imenso. Especialmente, porque ao abrir o seu equipamento deverá aproveitar para limpar também o pó acumulado em todo o equipamento.


Huawei MateBook D: o novo portátil de 500 Euros da Huawei!


4º Ter a noção do seu equipamento

Afinal de contas, estamos a falar de um equipamento em que o aquecimento é “normal”. Isto porque, o espaço é pequeno e muitas das vezes as empresas optam por colocar uma curva de activação para as ventoinhas de forma a reduzir o ruído.

Outra questão é que se optou por um equipamento super fino, mas com umas especificações brutais, o comum é o aquecimento da máquina em esforço.

É que se procurar um portátil para jogar vai ver que os equipamentos são mais volumosos. Nestes casos, é necessário albergar um sistema de arrefecimento superior e capaz de suportar maior quantidade de calor durante longos períodos de tempo.

portátil demasiado quente

Conclusão

Se optou por um portátil tem de ter em conta que estes equipamentos ganham muito em termos de mobilidade e utilidade, mas perdem na imenso no preço/potência. Ademais, se já o tem a algum tempo o ideal é dar uma limpeza geral, formatar o sistema e até trocar o disco HDD por um SSD. Notará mais estabilidade e fluidez em todo o sistema.

Em suma, o ideal é na hora de comprar, colocar o que quer em cima da mesa e adquirir logo o melhor equipamento para a sua utilização.

Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. (Especial) Portátil demasiado quente? Conheça 4 dicas para esse problema 

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.