Inicio Android (Especial) O rápido crescimento da performance dos smartphones!

(Especial) O rápido crescimento da performance dos smartphones!

A Apple já conseguiu criar um SoC mobile capaz de ultrapassar a performance de alguns processadores Intel pensados para o mercado de portáteis. Algo impensável há alguns anos atrás, mas que agora é uma realidade. Aliás, a gigante Norte Americana está agora a planear abandonar os produtos Intel e AMD para se focar apenas e só nos seus próprios processadores, para dar uma nova vida a todos os seus produtos.

Uma jogada que pode ser de génio… Mas que levanta uma questão… Como é que o mundo dos smartphones chegou a este ponto, de rivalizar com a performance de um PC?

(Especial) O rápido crescimento da performance dos smartphones!

performance dos smartphones

Portanto, é fácil chegar à conclusão que a tecnologia que dá vida aos smartphones tem estado a crescer a um ritmo bastante maior em relação ao que vemos no mundo dos PCs. Porquê? Bem, na verdade, deve-se ao facto da tecnologia dos PCs já estar madura, enquanto os smartphones ainda têm muito para evoluir.

Na verdade, a tecnologia dos smartphones até esteve suprimida durante alguns anos, especialmente antes da chegada do iPhone, em que o mercado era dominado por aparelhos com teclado, sem placas gráficas sofisticadas, sendo baseados em sistemas operativos terríveis como o Symbian, BlackBerryOS, Windows ME, etc… Tudo software que não suportava multi-processamento.

Ou seja, toda a tecnologia que já existia no mundo dos PCs, estava em cima da pesa à espera de ser adaptada para este novo mundo mobile.

Assim, quando tivemos a chegada do iOS (derivado do macOS) e Android (derivado do Linux), abriram-se as portas ao multi-processamento. Contudo, como os atuais Kirin, Exynos, Snapdragon, etc… Mostram, a coisa não é bem igual ao mundo dos PCs.

É que ao fim cabo, seria simplesmente impossível ter 8, 10, 12 ou 16 núcleos de alto processamento ativos ao mesmo tempo, como vemos hoje em dia num processador Intel Core ou AMD Ryzen. Ainda assim, os sistemas de processamento dos smartphones são super inteligentes, sendo capazes de subir ou baixar a performance para levar a autonomia da bateria ao máximo.

Além disto, o processador de um smartphone é na verdade um SoC, ou seja, um sistema num único chip (System on a Chip), sendo otimizado com a eficiência energética como topo das prioridades. Portanto, enquanto o processamento de gráficos, IA, renderização, etc… É feita em placas gráficas dedicadas no mundo dos PCs, no mundo dos smartphones temos um GPU também claro, porque o gaming mobile está cada vez mais forte, mas todas as tarefas em cima são feitas em chips especializados, como os motores de processamento de imagem.

Muito resumidamente, os processadores dos smartphones não têm como missão principal humilhar o que o mundo dos PCs tem para oferecer. A ideia é humilhar apenas e só na performance por watt, adaptando todo o sistema à maneira como estes aparelhos estão a ser utilizados pelos consumidores.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Entretanto, meta a Leak como favorito no Google Notícias, para nunca perder uma notícia nossa. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

WhatsApp recebe imagens autodestrutivas! Veja como funciona

O WhatsApp tem estado a testar uma novidade de imagens autodestrutivas nos últimos meses. As primeiras provas surgiram pela primeira vez no início deste...

Windows 10 recebe patch com lista monstruosa de correções

Depois da pequena lista de correções de bugs do Patch Tuesday de setembro para a atualização do Windows 10 de outubro de 2020 (versão...

Android 11 na TV: o que está presente na nova versão!

A Google está a acompanhar o lançamento do Android 11 com muitas novidades. Dito isto, foi lançada uma nova versão do Wear OS, o...

Galaxy Note 20 vs Galaxy Note 20 Ultra: qual é mais resistente?

Embora pertençam à mesma gama, existem algumas diferenças entre o Galaxy Note 20 e o Galaxy Note 20 Ultra. Eles usam diferentes ecrãs, câmaras,...

Com medo dos 825GB da PlayStation 5? Ainda bem!

Se há coisa que assusta na nova geração de consolas, principalmente na PlayStation 5 que apenas conta com 825GB de capacidade de armazenamento na...