(Especial) O uso de SSD melhora o desempenho dos jogos?

A resposta aqui é complicada, mas muito resumidamente… Sim! No entanto, não vai notar qualquer diferença nos gráficos ou framerate. Vai é notar uma grande diferença nos tempos de carregamento de todos os jogos.

É que caso não saiba, por vezes, a diferença do tempo de carregamento (loading) entre um SSD e um disco rígido tradicional (HDD) é bastante significativa, podendo chegar a metade ou até 1/3 do tempo original, dependendo da quantidade de dados que o jogo precisa.

(Especial) O uso de SSD melhora o desempenho dos jogos?



Portanto, como pode ver no vídeo em cima, existe uma diferença considerável no carregamento entre os 4 discos, especialmente quando estamos a falar de jogos que precisam de carregar mapas de grandes dimensões como Tomb Raider, Assassins Creed e GTA 5. (Os dois primeiros são SSDs Samsung NVMe, enquanto os dois últimos são HDDs da Seagate, a velocidade está disposta desta maneira Pro>Evo>Firecuda>Barracuda).

No entanto, é preciso dizer isto, não existem ganhos de FPS pelo uso de um SSD no mundo dos jogos. A única e grande vantagem é o tempo de loading, algo que vamos ver finalmente no mundo das consolas, quando a PS5 e Xbox Series X chegarem ao mercado.

Dito isto, a razão em em cima a negrito, faz com que muitos jogadores com orçamentos reduzidos optam por agarrar no dinheiro extra de um SSD, apostando numa placa gráfica mais rápida ou processador mais potente. Algo que até consigo apoiar, mas apenas e só se mais tarde voltar a gastar mais algum dinheiro para meter um SSD no seu PC. Não faz qualquer sentido não querer um componente como este na nossa máquina.

Sim, não vai ter mais FPS… Ainda assim, apesar de não influenciar a performance em jogo, quando morrer, pode voltar imediatamente à acção… Contudo, não vai conseguir ler as dicas do ecrã de ‘loading’ 🙁


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Novo filme da Netflix só chega sexta-feira e já é adorado por todos!

Sejam filmes de ação, suspense, comédia ou até mesmo de terror, a verdade é que todos conseguem fazer sucesso à sua maneira na Netflix...

Gigabyte tem 27 motherboards prontas para os Intel Core 12000!

Sabe o que é um 'all-in'? Pois bem, é exatamente isso que a Gigabyte está prestes a fazer com a nova gama de processadores...

Novo filme da Marvel recebeu classificação de idade! Pode ver?

Durante os últimos tempos, temos acompanhado ao pormenor o facto dos filmes da Marvel estarem a receber as suas respetivas classificações de idade. Sendo...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!