Inicio Especiais (Especial) O que há de tão especial nos processadores AMD Ryzen?

(Especial) O que há de tão especial nos processadores AMD Ryzen?

Já não é novidade para ninguém que a AMD está finalmente a ter sucesso no mercado de processadores. Mas o que muitos podem não saber, é que a grande rival da Intel começou logo na primeira geração Ryzen a ganhar uns quantos fãs, graças a tudo aquilo que trouxe para cima da mesa.



Portanto, como também já disse aqui várias vezes, a AMD passou por um mau bocado, enquanto permaneceu na sombra da Intel e NVIDIA durante quase uma década. Apostando em produtos baratos, mas incapazes de chegar ao mesmo nível de performance das grandes rivais. O que por sua vez, começou a magoar a empresa internamente, com várias personalidades a escolher sair, e a AMD a entrar num estado de quase falência muito grave. (Temos o grande exemplo de Raja Koduri, que trocou a Radeon Tech pela Intel)

Mas tudo isto levanta a questão… Porque razão são os processadores Ryzen tão especiais?

processadores AMD Ryzen

Muito resumidamente, a AMD conseguiu lançar um processador com muitos núcleos (os Ryzen de 1ª geração mataram oficialmente o domínio dos CPUs Quad-Core!), capaz de uma performance por núcleos muito decente (abaixo da Intel) a um preço muito apelativo. Ou seja, a rival da Intel atacou em 3 sítios bastante interessantes, em vez de apenas um como tinha sido habitual! No preço, na performance e no número de núcleos,



É verdade que os primeiros Ryzen não eram os melhores para Gaming.

Mas também é verdade que um PC não serve apenas e só para jogar. Foi devido a isto que o Ryzen 5 1600 foi um autêntico sucesso! Um processador equilibrado, barato, capaz de oferecer uma boa performance em tudo o que realmente quisesse fazer na sua máquina.

Afinal de contas, estamos a falar de um CPU com 6 núcleos e 12 threads, que custava menos de 200€.

Entretanto, passados quase 3 anos, já temos a terceira geração de processadores AMD Ryzen no mercado! E escusado será dizer… A evolução foi real!

Muito curiosamente, os processadores AMD Ryzen 3000 são agora a primeira escolha do consumidor em quase todos os segmentos de preço. Com a Intel a ser relegada apenas para o topo do mercado Gaming, onde o i9-9900K e 9900KS ainda têm uma ligeira vantagem no IPC.

Estamos quase perante um filme old school da Disney, em que a Princesa estava a morrer, e do nada passa a ser a heroína da história. Afinal, a AMD esteve quase a ‘morrer’ e agora está a roubar mercado à Intel como gente grande!



Dito tudo isto, na verdade, os consumidores gostam mesmo de uma história. Especialmente quando o ‘Lobo Mau’ Intel passou os últimos 10 anos a apostar constantemente na mesma arquitetura, no mesmo número de núcleos, enquanto subia os preços.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Call of Duty: Cold War vai pedir 250GB no PC! E nas consolas?

Se por acaso acha exagerado ter que guardar 250GB para o Call of Duty: Modern Warfare... Então temos más notícias para si! É que...

Xbox Series X e RTX 3000 estão a ter problemas com o HDMI!

Não é incomum ver novos produtos com problemas no seu lançamento... No entanto, ver a consola de nova geração Xbox Series X, bem como...

Spotify já tem 320 milhões de utilizadores (144 milhões Premium)

Não há como negar! Os serviços de streaming de conteúdo multimédia são mesmo o futuro! Seja a cada vez mais popular Netflix, Amazon Prime,...

Xiaomi bateu a Apple e agora é o número 3 do mundo!

Depois de perder por um curto período de tempo o seu lugar para a Huawei no segundo trimestre de 2020, a Samsung recuperou a...

(Especial – Radeon RX 6000) A AMD impressionou tudo e todos!

Temos de ser completamente sinceros, ninguém estava à espera que a AMD fosse capaz de igualar a oferta da NVIDIA! Especialmente depois desta ter...