(Especial) O iOS 14 pode ser uma grande oportunidade para a Apple!


Por em

A Apple tem feito um trabalho sensacional com o iPhone! Estamos a falar de uma gama de smartphones que historicamente sempre se focou na gama mais alta do mercado, e por isso, nunca foi especialmente barata. Ainda assim, a Apple sempre conseguiu levar a guerra a todos os seus rivais no mundo Android, mesmo que muitas das vezes o hardware fosse mais fraco no papel.

Tudo isto graças à experiência de software (iOS) que tanto agrada a miúdos como a graúdos.



Pois bem, o iPhone 11 Pro mostrou que a Apple não está mesmo para brincadeiras, com a fabricante a ir atrás de todas as rivais que têm apostado forte e feio na fotografia. Ao fim ao cabo, bastou uma forte aposta e BOOM… iPhone logo a dar cartas tanto na fotografia como no vídeo.

Dito tudo isto, parece que a Apple atem agora uma excelente oportunidade de fazer algo diferente e realmente especial com o iOS 14. Algo que poderá levar o smartphone da empresa a um nível completamente novo.

(Especial) O iOS 14 pode ser uma grande oportunidade para a Apple!

iPhone

Portanto, por muitas qualidades que o iPhone tem, também tem uns quantos defeitos. Sendo que um dos mais gritantes é mesmo a forma como sistema operativo está fechado. Ou seja, o mundo do iOS é basicamente um jardim extremamente bonito, em que nada sai, mas também nada entra.

Devido a isto, é impossível mudar o browser, o cliente de e-mail, etc… Verdade seja dita, a personalização sempre foi o ponto forte do Sistema Operativo da Google, o velhinho Android. Contudo, parece que este mítico jardim está a começar a ficar um pouco mais aberto.

Alguns novos e bastante interessantes rumores, sugerem que a Apple está a investigar levantar algumas das restrições do seu SO com o lançamento do iOS 14!

Em suma, poderá ser possível num futuro próximo, meter como ‘default’ apps como o Google Chrome ou o Gmail. É uma pequena mudança que poderá ter um efeito gigantesco, visto que irá mudar a forma como os programadores trabalham deste deste ecossistema. Afinal de contas, vai ser possível criar aplicações para rivalizar com os próprios serviços da Apple.

Caso não saiba, tanto o Windows, como o Android e até o macOS da Apple, sempre permitiram colocar aplicações de terceiros como ‘default. Contudo, o iOS sempre foi diferente de tudo o resto, mantendo as suas portas bem fechadas. O que pode ser bom em alguns casos, mas nefasto noutros… Afinal, desde a chegada do primeiro iPhone ao mercado, que tivemos equipas de desenvolvimento cheias de talento a criar aplicações fenomenais que o mundo do iPhone nunca teve acesso, por estar bloqueado às aplicações nativas do SO.



Ok… Mas porquê agora? Porque razão está a Apple a pensar fazer isto?

O iOS 14 representa uma altura ideal para relaxar as defesas. Visto que os reguladores Norte Americanos e Europeus andam em cima da Apple, devido a este mesmo ecossistema super fechado, sempre a favorecer as próprias apps da empresa.

A ideia é basicamente evitar um monopólio, para não ter de lidar com problemas legais. Ao mesmo tempo que vai de encontro ao desejo dos utilizadores

Ao fim ao cabo, se a Apple ‘relaxar’ as suas regras, a experiência de utilização do iOS poderá melhorar significativamente para todos os envolvidos. Contudo, depende de até onde a Apple deseja chegar. É que caso não saiba, existe Firefox, Chrome, entre outros browser na App Store da empresa… Contudo, são obrigadas a usar o WebKit do Safari, visto que a Apple não permite a execução de outros motores nos seus aparelhos iOS.

A ideia é garantir a segurança do utilizador, mas também acaba por limitar severamente a funcionalidade das aplicações fora do universo da empresa.

Em suma, as queixas são mais que muitas… E por isso, o iOS 14 poderá ser uma oportunidade perfeita para evitar a pressão dos reguladores, ao mesmo tempo que existe uma melhoria da qualidade de vida dos utilizadores. Aliás, isto pode servir para puxar muito boa gente que está indecisa entre um iPhone e um Android, mas quer continuar a usar os serviços que usa no seu PC de trabalho.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Leia também

Ou veja mais notícias de Apple, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

(Leak) O novo OnePlus 8 Pro não traz grandes novidades…

NVIDIA GeForce Now tem uma nova baixa de peso! Adeus Bethesda

Seguinte