(Especial) O Google Chrome usa muita memória RAM? Porquê?

Sim, é verdade! O Google Chrome consome mesmo muita RAM! No entanto, o Firefox, Edge, Opera e Brave também. E sabe porquê? Existem muitas variáveis e muitas explicações! Mas vamos por partes.

google chrome ram

Portanto, como deve saber, o Chrome tem uma grande fama como browser esfomeado por memória RAM. Contudo, o programa apenas começou a precisar de mais memória, por ter sido o pioneiro em inúmeras tecnologias na altura em que a Google se decidiu desvincular do Firefox. (Tecnologias e funcionalidades que mais tarde foram também adotadas por outros browsers rivais.)



É impossível referenciar aqui todas as tecnologias que a Google decidiu implementar no seu browser, mas podemos dizer que investiu forte e feio em javascript, css, webgl, etc… Aliás, foi o grande esforço da Google com CSS + Javascript que conseguiu arruinar a gigante Macromedia! A responsável pelo Flash Player e Shockwave. (Ainda se lembra de jogar no Miniclip ou Newgrounds? Precisava sempre destes plugins!)

Curiosamente, o Adobe Flash ainda existe hoje em dia (a Adobe comprou a Macromedia devido ao facto de na altura ser uma gigante) com o nome de Adobe Animate. Mas vamos ao que interessa… O Chrome possibilitou a adoção de animações e dinâmicas no frontend sem necessidade de plugins de terceiros, o que na verdade revolucionou a indústria.

Este é um grande exemplo do porquê do Chrome precisar de muita RAM! Ao fim ao cabo, é tudo devido às grandes capacidades que tem em si. Contudo, não estamos apenas a falar de animações, temos também funcionalidades de segurança para que navegue sem medo de perder as suas informações privadas, bem como o suporte a um gigantesco mundo de extensões. O céu é quase o limite com o Chrome.

No entanto, a história do Google Chrome consumir mais RAM que os seus rivais é completamente falsa!

Com o passar dos anos, todas as funcionalidades e tecnologias do Google Chrome acabaram por ser também adotadas pelos muitos browsers rivais. Assim, o Edge, Firefox ou Brave também consomem grandes quantidades de RAM no dia a dia. Por exemplo:

1 aba aberta (Youtube):

  • Brave: ~180Mb
  • Firefox: ~365Mb
  • Chrome: ~130Mb
  • Edge: ~300Mb

2 abas abertas (Youtube + Facebook):

  • Brave: ~180Mb
  • Firefox: ~475Mb
  • Chrome: ~182Mb
  • Edge: ~393Mb

Em suma, como pode ver, o Chrome até é um dos browser mais poupados do mercado no que ao consumo de RAM diz respeito. Ainda assim, como há muita coisa a considerar, é fácil dizer que consomem todos mais ou menos a mesma coisa.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também