Inicio Especiais (Especial) O Google Chrome usa muita memória RAM? Porquê?

(Especial) O Google Chrome usa muita memória RAM? Porquê?

Sim, é verdade! O Google Chrome consome mesmo muita RAM! No entanto, o Firefox, Edge, Opera e Brave também. E sabe porquê? Existem muitas variáveis e muitas explicações! Mas vamos por partes.

google chrome ram

Portanto, como deve saber, o Chrome tem uma grande fama como browser esfomeado por memória RAM. Contudo, o programa apenas começou a precisar de mais memória, por ter sido o pioneiro em inúmeras tecnologias na altura em que a Google se decidiu desvincular do Firefox. (Tecnologias e funcionalidades que mais tarde foram também adotadas por outros browsers rivais.)



É impossível referenciar aqui todas as tecnologias que a Google decidiu implementar no seu browser, mas podemos dizer que investiu forte e feio em javascript, css, webgl, etc… Aliás, foi o grande esforço da Google com CSS + Javascript que conseguiu arruinar a gigante Macromedia! A responsável pelo Flash Player e Shockwave. (Ainda se lembra de jogar no Miniclip ou Newgrounds? Precisava sempre destes plugins!)

Curiosamente, o Adobe Flash ainda existe hoje em dia (a Adobe comprou a Macromedia devido ao facto de na altura ser uma gigante) com o nome de Adobe Animate. Mas vamos ao que interessa… O Chrome possibilitou a adoção de animações e dinâmicas no frontend sem necessidade de plugins de terceiros, o que na verdade revolucionou a indústria.

Este é um grande exemplo do porquê do Chrome precisar de muita RAM! Ao fim ao cabo, é tudo devido às grandes capacidades que tem em si. Contudo, não estamos apenas a falar de animações, temos também funcionalidades de segurança para que navegue sem medo de perder as suas informações privadas, bem como o suporte a um gigantesco mundo de extensões. O céu é quase o limite com o Chrome.

No entanto, a história do Google Chrome consumir mais RAM que os seus rivais é completamente falsa!

Com o passar dos anos, todas as funcionalidades e tecnologias do Google Chrome acabaram por ser também adotadas pelos muitos browsers rivais. Assim, o Edge, Firefox ou Brave também consomem grandes quantidades de RAM no dia a dia. Por exemplo:

1 aba aberta (Youtube):

  • Brave: ~180Mb
  • Firefox: ~365Mb
  • Chrome: ~130Mb
  • Edge: ~300Mb

2 abas abertas (Youtube + Facebook):

  • Brave: ~180Mb
  • Firefox: ~475Mb
  • Chrome: ~182Mb
  • Edge: ~393Mb

Em suma, como pode ver, o Chrome até é um dos browser mais poupados do mercado no que ao consumo de RAM diz respeito. Ainda assim, como há muita coisa a considerar, é fácil dizer que consomem todos mais ou menos a mesma coisa. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Ecrã de alta qualidade ou uma bateria de grandes dimensões?

O mundo dos smartphones tem um grande calcanhar de Aquiles, a bateria! Sim, é verdade que as baterias estão cada vez maiores e mais...

Nokia 9.3 PureView 5G: é desta que temos um topo de gama?

Já se falou tanto acerca de um possível topo de gama da Nokia que o assunto até já está meio gasto. Infelizmente nunca chegámos...

Spider-Man Miles Morales é mais pequeno na PS5 do que na PS4!

Como deve saber, o tamanho dos jogos tem aumentado a um ritmo alucinante, especialmente na geração das consolas PS4 e Xbox One... Afinal de...

Google Maps: prepare-se porque tudo vai mudar!

Até aqui o Google Maps não sofreu grandes alterações ao nível do design, mas isto não quer dizer que não possa mudar. De facto,...

Sabia que, na teoria, as RTX 30 deveriam de ser mais poderosas?

As recentes RTX 3070, RTX 3080 e RTX 3090 impressionaram forte e feio tanto no campo da performance como no preço! Ao fim ao...