Inicio Hardware (Especial) Intel vs AMD: Qual é o melhor processador para Gaming?

(Especial) Intel vs AMD: Qual é o melhor processador para Gaming?

(Especial) Intel vs AMD: Qual é o melhor processador para Gaming? – A Intel foi a rainha do mercado de processadores durante quase uma década, dominando em todas as gamas, aumentando os preços ano após ano sem sequer se preocupar muito com a evolução arquitetural dos seus produtos. Tudo porque a AMD esteve à beira da falência, ao lançar produtos focados no preço, sendo incapaz de competir na performance… Até agora!

Afinal de contas, como deve saber, as coisas começaram a mudar em 2017! Quando a AMD lançou os primeiros Ryzen baseados na inovadora arquitetura Zen de 14nm.

Intel vs AMD:

Foi aqui que a Intel sentiu finalmente alguma rivalidade do outro lado da barricada. Aliás, foi nesta altura que os processadores Quad Core começaram a desaparecer, graças ao aumento de núcleos e threads que a rival da Intel trouxe para cima da mesa! (Ryzen 5 1600 com 6 núcleos e 12 threads a 190€? Claro que sim!)

No entanto, mesmo com o grande avanço dos primeiros Ryzen, a Intel continuou a dominar na performance. Por isso, a AMD continuou a atacar nos preços, enquanto desenvolvia as arquiteturas Zen+ (14nm) e Zen 2 (7nm). Dito isto, passados 2 anos, demos as boas vindas aos Ryzen 3000 baseados na previamente mencionada arquitetura de 7nm, onde finalmente vimos a Intel a mandar um grito de medo daquilo que poderia acontecer.



O que levanta uma questão… Intel vs AMD: Qual é o melhor processador para Gaming?

Portanto, ambas as ofertas são agora muito boas! No entanto, a AMD tem prós e contras diferentes dos da Intel. Ou seja, muito resumidamente, enquanto a Intel ainda se fia muito nas frequências super altas, a AMD está focada em aumentar o número de núcleos e threads. (Algo que a Intel também está a tentar fazer, apesar das muitas limitações do processo de 14nm que ainda utiliza.)

Ainda assim, temos de dizer que os jogos ainda não aproveitam os processadores multi-core como deve de ser. Ou seja, os ‘devs’ ainda dão muita importância a 2-4 núcleos muito rápidos, em vez de utilizar ao máximo as potencialidades dos 8, 12 ou 16 núcleos que a AMD oferece na sua gama. O que claro está… Dá a vantagem à Intel.

Intel vs AMD:

No entanto, a AMD tem feito melhorias brutais ao IPC (Instruções por clock), chegando a um nível de quase igualdade com a Intel. Aliás, para ter noção, os Ryzen 3000 são a escolha certa em quase todos os segmentos de preços, menos no mais alto, em que o i9-9900K é ainda o rei da performance, graças às suas frequências altas.

Em suma, desde o lançamento dos primeiros Ryzen, a AMD tem feito um grande esforço na otimização dos seus produtos. Fazendo várias parcerias com estúdios de renome para melhorar as ferramentas de desenvolvimento, levando as vantagens do multi-core para o mundo dos videojogos. Prova disso é a evolução do desempenho dos primeiros Ryzen, em relação aos rivais Intel da altura.



Muito resumidamente, se está indeciso entre uma ou outra plataforma. É sempre bom saber o que realmente irá fazer com a sua nova máquina. Se for apenas e só jogar, é provável que a Intel ainda tenha a vantagem. Contudo, se quiser editar vídeos, fotos, streaming, etc… Além dos jogos, então a AMD está a rir para si.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

(Hands-On) PlayStation 5: O DualSense faz toda a diferença!

(Hands-On) PlayStation 5: Como já toda a gente sabe, as consolas de nova geração estão prestes a chegar ao mercado. No entanto, é inegável...

Xbox em vantagem? AC Valhalla na PS5 em 4K/60 FPS.. Upscalled!

Ao que tudo indica, Assassin's Creed Valhalla corre a 60 FPS na tão desejada resolução 4K nas consolas de nova geração. No entanto, a...

Call of Duty: Cold War vai pedir 250GB no PC! E nas consolas?

Se por acaso acha exagerado ter que guardar 250GB para o Call of Duty: Modern Warfare... Então temos más notícias para si! É que...

Xbox Series X e RTX 3000 estão a ter problemas com o HDMI!

Não é incomum ver novos produtos com problemas no seu lançamento... No entanto, ver a consola de nova geração Xbox Series X, bem como...

Spotify já tem 320 milhões de utilizadores (144 milhões Premium)

Não há como negar! Os serviços de streaming de conteúdo multimédia são mesmo o futuro! Seja a cada vez mais popular Netflix, Amazon Prime,...