Inicio Especiais AMD vs Intel - Porque é que os consumidores sempre preferiram Intel?

AMD vs Intel – Porque é que os consumidores sempre preferiram Intel?

No início da guerra ‘multi-core’, e claro, antes do lançamento da arquitetura Zen… A AMD não era grande coisa! Especialmente depois das desilusões que foram as arquiteturas Bulldozer e Piledriver. (Nomeadamente a primeira, que prometia o dobro dos núcleos reais, leia mais sobre isto aqui.)

A única coisa que manteve a AMD no mercado durante estes anos todos, foi o preço dos seus processadores e motherboards! Em suma, a AMD não competia na performance, mas competia ferozmente no preço.

Portanto, enquanto os consumidores ‘budget’ escolhiam AMD, todo o resto do mercado preferia PCs baseados em processadores Intel.



AMD vs Intel: Como foram os últimos anos? Porque é que a AMD se manteve tanto tempo em segundo plano?

AMD vs Intel -

Em suma, a velha rival da Intel sofreu durante quase uma década, apostando em arquiteturas fracas mas baratas de produzir (Processadores FX). Por isso, vamos passar para o ano de 2016, altura em que a AMD anunciou a arquitetura ‘Zen’ que tinha como grande objetivo voltar a meter a empresa no mapa, e levar a tão desejada concorrência à líder isolada Intel.

Na altura, os fãs da empresa ficaram super entusiasmados!

Afinal de contas, os benchmarks eram bons e o preço competitivo… E assim, chegada a hora do lançamento, a AMD conseguiu finalmente espetar uma pequena faca na Intel, que em boa verdade já se tinha encostado à sombra da bananeira.



Com uma arquitetura finalmente apetecível, a AMD desenhou um plano de lançamentos para quebrar a barreira dos 10nm em menos de 3 anos. Algo que conseguiu fazer neste verão, ao lançar os Ryzen 3000 baseados na arquitetura Zen 2 de 7nm.

A AMD teve sucesso, onde a Intel andou a ter dificuldades durante 4 anos! E como seria de esperar, é algo que já se nota no mercado

AMD vs Intel -

Curiosamente, em 2019, a Intel ainda não conseguiu ter sucesso com o processo de 10nm. E por isso, começa a ficar para trás da Intel numa grande série de mercados. Afinal, até a Google está a mudar os seus servidores para plataformas AMD, assim que os contratos com a Intel terminarem.



É que os 10nm da Intel deverão chegar no final de 2019… Mas nessa altura, já a AMD tem produtos de 7nm no mercado, há quase 6 meses.

Portanto, a resposta à pergunta do título “Porque é que os consumidores sempre preferiram Intel?” é muito simples. Primeiramente, porque a Intel oferecia mais performance, e numa segunda fase, por pura habituação e desconhecimento do ‘renascer’ da AMD e aparecimento dos CPUs Ryzen.

Conclusão

Para finalizar, as coisas estão espetaculares para a AMD, e se por acaso a Intel não conseguir retirar algum sucesso dos Ice Lake de 10nm… Então é provável que o mercado mude ainda mais a favor da velha rival, que parece ter renascido.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

MediaTek prepara novos chipsets de topo e assusta concorrentes!

A MediaTek é muito conhecida! No entanto não tem a fama de uma Qualcomm. De facto, nunca conseguiu arranjar forma de competir no segmento...

Drone mostra novo sistema de condução da Tesla a funcionar!

Chegou um novo vídeo à Internet filmado por um Drone que revela o novo sistema de condução da Tesla a funcionar. Apesar de ainda...

Google Play Store: tem alguma destas 30 aplicações! Apague já!

As ameaças por vezes conseguem entrar na Play Store. No entanto, por muito rápida que a Google seja a removê-las elas são descarregadas para...

(Última hora) Começou a corrida ao papel higiénico e enlatados!

O COVID-19 entrou numa nova fase de descontrolo, o que por sua vez obrigou o nosso governo a implementar algumas medidas mais pesadas para...

Volkswagen ID.3 – O 100% elétrico que vai revolucionar o mercado!

A evolução da tecnologia no mundo dos automóveis não para, nem pode parar. Afinal de contas, não foi assim há tantos anos que a...