Esforço da Google pela privacidade, acabou ‘furado’ e removido!

Há algum tempo atrás, a Google pensou numa nova funcionalidade para o seu Chrome, que na verdade, é super simples. Muito resumidamente, a ideia passava por simplificar os domínios (URLs), tudo de forma a manter a privacidade dos utilizadores.

No entanto, a coisa acabou por correr mal! Porque na prática, a funcionalidade trouxe muita confusão para a vida dos muitos utilizadores da plataforma. Aliás, na verdade, até ajudou os esforços dos hackers.

Por isso, a Google decidiu abandonar a experiência.

Esforço da Google pela privacidade, acabou ‘furado’ e removido!

Google Chrome memória Windows, Chrome em risco

Portanto, a ideia de substituir links gigantescos cheios de letras, números e símbolos, por domínios super simples… Parecia mesmo um excelente plano! No entanto, acabou por trazer algumas dificuldades para os utilizadores menos experientes. Isto, ao mesmo tempo que deu uma ajudinha aos hackers, que aproveitaram a deixa para planear novos tipos de ataques.

Assim, o projeto/experiência que foi originalmente implementado em Junho de 2020. Que claro, tinha como grande objetivo ‘matar’ os links gigantescos que por vezes apanhamos na internet, acabou agora removido do Chrome, sendo posteriormente cancelado.

Porquê este fail?

Bem, reduzir o tamanho de links de forma automática facilitou vários esquemas de phishig e de outras técnicas maliciosas. Como dissemos em cima, também contribuiu para uma confusão generalizada na comunidade, especialmente junto dos utilizadores mais velhos. Ou seja, a funcionalidade estava a fazer mais mal que bem.

Curiosamente, esta nem foi a primeira vez que a Google tentou simplificar os URLs, visto que em 2014 já tinha lançado o Origin Chip. Além disso, em 2018, a gigante da pesquisa também tentou remover o http e https dos links.

Por isso, também não deve ser a última tentativa da Google para mudar a maneira como os links funcionam.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!