Há algum tempo atrás, a Google pensou numa nova funcionalidade para o seu Chrome, que na verdade, é super simples. Muito resumidamente, a ideia passava por simplificar os domínios (URLs), tudo de forma a manter a privacidade dos utilizadores.
No entanto, a coisa acabou por correr mal! Porque na prática, a funcionalidade trouxe muita confusão para a vida dos muitos utilizadores da plataforma. Aliás, na verdade, até ajudou os esforços dos hackers.
Por isso, a Google decidiu abandonar a experiência.
- Exclusivos a caminho do PC? Microsoft mandou bocas à PlayStation!
- LG foi apanhada a tentar comprar ‘Reviews’! Mas porquê?
Esforço da Google pela privacidade, acabou ‘furado’ e removido!
Portanto, a ideia de substituir links gigantescos cheios de letras, números e símbolos, por domínios super simples… Parecia mesmo um excelente plano! No entanto, acabou por trazer algumas dificuldades para os utilizadores menos experientes. Isto, ao mesmo tempo que deu uma ajudinha aos hackers, que aproveitaram a deixa para planear novos tipos de ataques.
Assim, o projeto/experiência que foi originalmente implementado em Junho de 2020. Que claro, tinha como grande objetivo ‘matar’ os links gigantescos que por vezes apanhamos na internet, acabou agora removido do Chrome, sendo posteriormente cancelado.
Porquê este fail?
Bem, reduzir o tamanho de links de forma automática facilitou vários esquemas de phishig e de outras técnicas maliciosas. Como dissemos em cima, também contribuiu para uma confusão generalizada na comunidade, especialmente junto dos utilizadores mais velhos. Ou seja, a funcionalidade estava a fazer mais mal que bem.
Curiosamente, esta nem foi a primeira vez que a Google tentou simplificar os URLs, visto que em 2014 já tinha lançado o Origin Chip. Além disso, em 2018, a gigante da pesquisa também tentou remover o http e https dos links.
Por isso, também não deve ser a última tentativa da Google para mudar a maneira como os links funcionam.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!